SDA e Ematerce conhecem projetos produtivos na Bahia

1 de junho de 2017 - 10:28

Direto de Ipirá, município a 202 km da capital Salvador, o presidente da Ematerce Antônio Amorim, relata o sucesso de um produtor rural que já chegou a produzir 500 litros por dia


O secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, e o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, participaram na última quarta-feira (31) de uma missão técnica do Fórum de Secretários do Nordeste. Em Ipirá, município a 202 km da capital baiana, conheceram a experiência do produtor Zé Antônio, que no auge da produção do leite bovino chegou a produzir 500 litros de leite por dia, além de trabalhar na cadeia de ovinos e caprinos.

“O produtor se disse muito satisfeito porque saiu de uma produtividade de 6,3 litros para 14,8 litros por vaca por dia. Ele já está mudando a tirada do leite manual para a ordenhadeira mecânica, o que certamente vai melhorar bastante”, relata o presidente da Ematerce. Ainda segundo Amorim, José Antônio produz leite ao custo de R$ 0,55 por litro e vende a R$ 1,20 no mercado local.

No manejo alimentar do rebanho, além do feno, o pequeno produtor possui 4 tarefas de palma forrageira e pratica o cultivo adensado de 3 cultivares gigantes de palma doce e orelha de elefante. “Acreditamos que apresentação de experiências como essa, no municipio de Ipirá, são muito valiosas para o Fórum de Secretários do Nordeste”, conclui o representante da Ematerce.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br