Paulo Freire: Secretário anuncia cisternas de placa para 62 comunidades

21 de junho de 2017 - 11:37

Nem o sertão é inabitável e nem o seu povo incapaz de conviver com a realidade dura do semiárido. Pensando na dignidade dos homens e das mulheres do sertão, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, anunciou, na última terça-feira (20), a conquista de 1.209 cisternas de placa para abastecimento humano e 21 cisternas-escola nas 62 comunidades já atendidas pelo Projeto Paulo Freire. O anúncio foi feito logo na abertura do I Encontro Territorial de Agroecologia e Economia Solidária realizado em Sobral para um público de cerca de 150 lideranças comunitárias do Litoral Norte, Sertões de Sobral e Vale do Curu.

“A cisterna, todos nós sabemos, é um instrumento transformador na vida das famílias do semiárido brasileiro”, comemorou a coordenadora do Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (Cetra), Cristina Nascimento. Junto aos projetos produtivos, que estão sendo implantados a partir da parceria entre Governo do Ceará e organizações da sociedade civil (Cetra, Flor do Piqui e Cáritas Diocesana), a iniciativa garante  segurança hídrica e autonomia para as famílias pobres e extremamente pobres atendidas pelo Paulo Freire.

A expectativa, revelou Dedé Teixeira, é estender a ação para mais 538 comunidades em 31 municípios no âmbito do projeto. “O objetivo geral é proporcionar o acesso à água de qualidade e em quantidade suficiente para o consumo humano para alunos e professores de escolas na zona rural por meio da instalação de cisternas de placas de 52 mil litros associada à formação dos professores para a gestão d´água e práticas de convivência”, acrescenta a coordenadora do Paulo Freire, Íris Tavares.

Como resultado, espera-se que a tecnologia possa melhorar as condições de vida, proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem, além de ampliar e melhorar a segurança hídrica, alimentar e nutricional de alunos e professores.

Encontro de Agroecologia

O I Encontro Territorial de Agroecologia e Socioeconomia Solidária é uma realização do Cetra em parceria com o Projeto Paulo Freire. Nos dias 20, 21 e 23 de junho, os participantes debateram temas como o “O papel dos agricultores/as na construção do conhecimento agroecológico”, apresentado pela a coordenadora do Patac, Maria Glória Batista; e “Estratégias do Projeto Paulo Freire no Fortalecimento da Agroecologia”, por Íris Tavaes e o coordenador do Cetra, Luis Eduardo.

“Vou levando muita coisa para compartilhar com a minha comunidade com o aprendizado que tenho com todos vocês. É uma satisfação imensa, um prazer grande. As pessoas que estão aqui estão para nos verem crescer e andar com as próprias pernas e, quando esse projeto (Paulo Freire) for concluído na nossa comunidade estaremos muito bem capacitados”, testemunhou D. Albaliza, de 63 anos, moradora da comunidade Boa Vista 2, em Irauçuba, município localizado a 134 km da capital Fortaleza.

Paulo Freire

O Projeto de Desenvolvimento Produtivo e de Capacidades – Projeto Paulo Freire, é fruto do acordo de empréstimo I-882-BR/E-17-BR entre o Governo do Estado do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), e tem por objetivo reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares pobres e extremamente pobres de 31 municípios do Ceará.

As famílias beneficiadas têm a sua disposição assessoria técnica por três anos consecutivos, assessoria técnica especializada, capacitação e investimentos produtivos. As atividades previstas nestes projetos produtivos são avicultura caipira, ovinocaprinocultura, bordado, fogões ecológicos, quintais produtivos, equipamentos para silagem, banco de forragem, aquisição de animais para o melhoramento genético e aquisição de kits informática para as comunidades.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br