Dia Internacional do Leite

26 de junho de 2017 - 15:15

Criado pelo governo federal, o programa foi implantado em 2004 no Estado do Ceará e melhora as condições de vida dos produtores. Cada agricultor familiar pode vender até 100 litros de leite caprino ou bovino por dia e recebe até R$ 4 mil por semestre


No Dia Internacional do Leite, 24 de junho, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Programa de Aquisição de Alimentos – Leite (PAA – Leite), apresenta números e conquistas. Somente em 2016, foram distribuídos mais de cinco milhões de litros de leite, sendo atendidas 940 instituições socioassistenciais, como escolas, creches, presídios, dentre outros. Por dia, o PAA Leite atende mais de 20 mil pessoas em 66 municípios do Estado do Ceará.

“O PAA Leite é uma grande ferramenta de fortalecimento dos agricultores familiares. A partir dele, fixamos o valor anual do leite e os produtores podem ficar seguros que, durante todo o ano, eles poderão contar com aquela renda e melhorar as condições das próprias famílias”, explica o coordenador de Apoio às Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto

O Programa foi implantado em 2004 pelo Governo do Ceará também cumpre um papel social no campo, pois é visto por muitos agricultores como uma iniciativa que veio para somar. “Rapaz, eu conheci pessoas que não tinham nada e hoje já têm duas motos. Tudo isso por causa do leite das cabras”, relata o produtor Carlos Alberto Vieira Araújo, o “Carlinhos”.

A coordenadora do PAA Leite, Gizeli Morais explica a importância do Programa. “O PAA foi criado como estratégia do Governo Federal no combate à fome, fixando preços que fossem mais acessíveis”, cita.

Para participar do PAA Leite, o agricultor familiar precisa seguir as seguintes exigências: possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), respeitar o limite de venda de 100 litros por dia por produtor e ter comprovante de vacinação dos animais. O produtor recebe pelo leite até R$ 4 mil por unidade familiar/semestre. Caso este valor não seja utilizado totalmente no período, não poderá ser compensado no semestre seguinte.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.brrio

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br