Dia de campo em Quixeramobim leva conhecimento aos agricultores familiares

4 de julho de 2017 - 12:55

Convivência com o semiárido e preparação para o período mais seco do ano serão a tônica do evento na Fazenda Normal

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), promove na próxima quarta-feira (05) um Dia de Campo na Fazenda Normal, em Quixeramobim, município do Sertão Central. O evento, com início marcado às 8h, é um momento de compartilhamento de conhecimento entre técnicos e agricultores familiares. O secretário Dedé Teixeira e o presidente da Ematerce Antônio Amorim.

O evento oferece demonstrações de silagem de 300 toneladas de sorgo e a produção de feno a partir da mata nativa, como alternativas à alimentação animal no semiárido. Além disso, serão realizadas demonstrações de compostagem orgânica e biofertilizante, ordenha mecânica de bovinos e ovinos, barragem subterrânea num vão com 90 metros, terraço de retenção com curva de nível, barraginha de contenção e manejo em apicultura.

“Vamos levar muita gente para Fazenda Normal e apresentar o que já se faz lá que garante uma política de sustentabilidade no semiárido”, reforça o presidente da Ematerce, Antônio Amorim. “Com isso, estamos levando conhecimento para agricultores, técnicos, gestores e demonstrando de forma prática que temos condições de que com pouca água é possível alimentar o nosso rebanho e cuidar adequadamente do roçado”.

Amorim observa que as técnicas que serão apresentadas amanhã colaboram para o barateamento da produção rural. “Onde não há assistência técnica a renda por hectare é gira em torno de R$ 600 e onde há a assistência técnica a renda por hectare sobe para R$ 2.300. Ou seja, esse conhecimento precisa ser constantemente renovado, porque há constantes inovações na área agrícola”, reforça.

Já o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, acrescenta ainda que as dificuldades do cultivo no semiárido por conta da deficiência matéria orgânica no solo podem ser solucionadas a partir de técnicas como a compostagem. “A compostagem orgânica, além de recuperar a parte orgânica, o agricultor está revitalizando a parte química. Esse é um caminho para os nossos agricultores e agricultoras familiares”, justifica.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br