Programa de caprinocultura leiteira chega em Beberibe, Chorozinho e Horizonte
18 de julho de 2017 - 08:21
Ao todo foram beneficiados cinco assentamentos com 29 projetos de caprinocultura leiteira
O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, entregou na manhã da última segunda-feira (17) matrizes caprinas e reprodutores, do projeto de Caprinocultura Leiteira, nos municípios de Beberibe, Chorozinho e Horizonte. Os eventos contaram com a presença do secretário Dedé Teixeira.
No município de Beberibe foram entregues 18 projetos produtivos de caprinocultura leiteira, para os assentamentos Massaranduba, Terra Prometida e Umari III, no valor total de R$ 136.415,00. Em Chorozinho foram entregues 5 projetos para o assentamento Agroverde e em Horizonte 6 projetos para o assentamento União. Os agricultores receberam, além de matrizes caprinas e reprodutores, raquetes de palma forrageira, sorgo forrageiro e kits de higienização da ordenha.
Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, esse projeto é uma doação que visa a agregação na renda dos agricultores. “O melhoramento genético da raça e a produção do leite serão de extrema importância para o desenvolvimento dos caprinos no Estado do Ceará, além da melhoria na qualidade de vida desses assentamentos”.
A distribuição de projetos para estruturação produtivas em assentamentos no Ceará, é um convênio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Para o agricultor Evanildo Oliveira da Silva, do assentamento Evanildo Oliveira, de Beberibe, o projeto vai ajudar o assentamento a criar uma nova renda, além do melhoramento genético dos caprinos. “É muito importante esse projeto chegar até os assentamentos como o nosso, pois cria uma nova esperança”.
O prefeito de Chorozinho, Dr. Júnior, acompanhou as entregas no assentamento Agroverde e agradeceu ao Governo do Estado pela oportunidade dada aos agricultores do município. “É uma doação que vai gerar bons frutos, pois a qualidade genética dos animais vai fazer com que cada famílias aumente sua produção com dignidade e qualidade. Um ótimo projeto que vai ajudar de verdade o assentamento”.
Participaram do evento o presidente da Fetraece Luiz Carlos, prefeito de Chorozinho Dr. Júnior, secretária de mulheres da Fetraece Rosângela Ferreira, representantes das prefeituras e órgãos municipais e estaduais.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br