83 jovens são atendidos na primeira etapa da jornada empreendedora

21 de julho de 2017 - 07:44

A JORNADA EMPREENDEDORA “ Vai que dá” é uma formação desenvolvida pela Aliança Empreendedora, recomendado para pessoas que queiram ser empreendedores individuais ou coletivos, mas que ainda não tem certeza absoluta de seu projeto. A Aliança Empreendedora iniciou suas atividades em 2005, em Curitiba-PR, com a missão de “Unir forças e viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social”, com a seguinte visão: “Fazer da economia um lugar para todos”.

A Jornada “ Vai que dá” tem o intuito de contribuir para o processo de desenvolvimento da ideia de negócio bem como no amadurecimento do perfil empreendedor. Convida o participante a voltar seu olhar para o mundo e para si mesmo, podendo então fazer uma escolha mais consciente sobre a sua vontade de empreender e sobre o negócio que gostaria de desenvolver. A metodologia da Jornada “Vai que Dá” tem como base a Abordagem Efetiva ( que, em suma, propõe uma combinação do método “aprenda fazendo” ou seja a prática da tentativa e erro no empreendedorismo. A abordagem Efetiva foi desenvolvida pela pesquisadora Saras Sarasvathy, a ideia principal deste Programa é que o empreendedor, analisando o seu perfil empreendedor (quem sou), seus conhecimentos (o que sei), sua rede de contatos (quem conheço) e os recursos que tem à sua disposição (o que tenho), levante uma ou mais ideias de negócio, que ele possa experimentar em pequena escala, antes de definir se, e em qual ideia irá investir.

A realização da Jornada é uma iniciativa da Associação por uma Economia de Comunhão – Anpecom. A Anpecom incentiva as iniciativa da Economia de Comunhão (EdC) no Brasil, reúne e articular pessoas, empresas, instituições públicas e privadas que estejam interessadas em contribuir na construção de uma nova cultura econômica e reduzir a pobreza através daquilo que podem e sabem fazer em seus espaços de atuação. A EdC acredita que o empreendedorismo é um instrumento potente para a superação da pobreza, desde que concebido dentro de uma nova perspectiva cultural compartilhada. Fundada em maio de 1991 no Brasil a EdC, atualmente, possui 811 empresas aderentes do Projeto, sendo 463 na Europa, 220 na América Latina, 84 na África, 26 na América do Norte e 18 na Ásia. Possui cinco (05) pólos empresariais das empresas EdC coligadas: Spartaco (Cotia/São Paulo/Brasil), Lionello (Loppiano/Florença/Itália), Solidariedad (O’Higgins/Buenos Aires/Argentina), Ginetta (Igarassu/Pernambuco/Brasil), Mariapoli Faro (Krizevci/Croácia) e o Bélgica (Bélgica).

Para realização no Ceará a Anpecom estabeleceu parceria com a Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA na coordenação local, articulação e logística para a realização da Jornada nas comunidades rurais. A SDA, como órgão da Administração Direta do Governo do Estado do Ceará, tem por finalidade planejar, coordenar e executar, diretamente ou através das suas Vinculadas, as ações do Governo para o desenvolvimento da agropecuária. Sua missão é promover o desenvolvimento rural sustentável do Estado do Ceará, com ênfase nos agricultores e agricultoras familiares, com participação, inclusão e justiça social.


No período de janeiro à julho deste ano, foram beneficiados cinco (5) municípios Cearenses: Mucambo no Sítio Morrinhos, atendendo 14 ( quatorze) jovens ; Chorozinho na Fazenda Uruanan, atendendo 23 jovens; Jaguaribara nos Reassentamentos Curupati e Mandacaru, atendendo, respeitativamente,  6 (seis) e 12 (doze) jovens; Trairi no Assentamento Batalha, atendendo 11 jovens e no município de Arneiros, no Sítio Boqueirão, atendendo 17 jovens.

No mês de maio/2017, quatro (04) destes jovens que passarem pela Jornada “Vai que dá” foram selecionados para participar do Encontro Nacional “ Todos Podem Empreender- Pequenos negócios do Futuro”. O jovem Valdemir dos Santos Cabral (24 anos) do município de Chorozinho-Ce, técnico em informática afirma sobre sua participação no encontro “ Aprendi a controlar e a elaborar melhor o meu negócio”. Aparecida Ferreira do Sitio Morrinho em Mucambo que trabalha com hortaliça, junto com o marido, Francisco, diz ampliou sua rede de contatos: “ aqui eu consegui criar uma rede de contatos que contribuirá para eu desenvolver melhor o meu negócio”. Participaram ainda o jovem José Matos Diógenes de apenas 17 anos do Reassentamento de Jaguaribara que desde os 15 anos trabalha confeiteiro, além do cabeleireiro Micael Araújo de Oliveira (23 anos) do Sítio Morrinhos no Mucambo que conclui: “ Esse evento nos fez pensar melhor, sonhar mais alto e acreditar que somos capazes”.

Na próxima sexta-feira (21) na Casa Digital do Sítio Boqueirão, estaremos concluído esta primeira etapa da Jornada Empreendedora, onde 83 jovens foram atendidos nestas 06 (seis) comunidades rurais do Ceará, com os conhecimentos necessários no empreendedorismo juvenil social e individual. Neste encerramento a turma “Boqueirão em Ação” em parceria com a Prefeitura de Arneiroz vai está realizando a segunda exposição da Feira Jovem Empreendedor, com apresentações  culturais, artesanatos, produtos agrícolas orgânicos e palestras educacionais. Diante dos resultados animadores nesta primeira etapa, estamos renovando a parceria para o segundo semestre deste ano, atender mais 75 jovens na segunda etapa da Jornada Empreendedora denominada “VAI OU RACHA” para jovens empreendedores já atuantes.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras  – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br