Livros do IICA, Semear e FIDA são lançados no Fórum dos Secretários
28 de julho de 2017 - 09:11
A programação do 9º Fórum Regional dos Gestores Responsáveis pelas Políticas de Apoio à Agricultura Familiar do Nordeste e Minas Gerais encerrou o primeiro dia com o lançamento de três importantes publicações que desenvolvidas pelo Programa Semear, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA e Instituto Americano de Cooperação para Agricultura – IICA, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.
Participaram do lançamento o secretário da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN, Raimundo Costa, professora e autora de um dos livros Tânia Bacelar, autor Janbitoun, representante do Programa Semear Fabiana Vitego, secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará Dedé Teixeira e secretário técnico do Fórum Eugênio Peixoto.
Renda Renascença e Mulheres Rendeiras
O livro, realizado pelo Programa Semear, transmite a cultura tipicamente nordestina das rendeiras. A renascença é um artesanato feito com linha, agulha e lacê (uma fita fina com furos pequenos nas laterais), antigamente utilizado apenas na igrejas. Quando passou a ser usada fora das igrejas, a renascença era vista como símbolo de riqueza.
A publicação conta com diversos depoimentos de rendeiras de todo o Nordeste, além de poemas, imagens, curiosidades, histórias e atividades.
Semeando saberes, inspirando soluções – Boas práticas na convivência com o semiárido

Também realizado pelo Programa Semear, a publicação conta as iniciativas implementadas por agricultores experimentadores e outros atores locais para melhor conviver com o semiárido. São 19 experiências identificadas por organizações com olhares diferentes.
O livro contou com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID.
Tipologia Regionalizada dos Espaços Rurais Brasileiros – Implicações o marco jurídico e nas políticas públicas

Esta publicação dá continuidade ao 21 volume intitulado Concepções da Ruralidade Contemporânea: as singularidades brasileiras, dos quais partem da concepção do mundo rural brasileiro contemporâneo e sua incidência sobre as políticas públicas de desenvolvimento como objetivo de crescente preocupação de pensadores e gestores governamentais.
O livro teve a parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário. Para o secretário Dedé Teixeira é um honra pode contribuir com uma publicação tão cheia de importantes informações, que carregam um peso muito significativo para a construção agrária do país. “O livro é um testemunho da busca pelo desenvolvimento agrícola e pelo bem-estar das comunidades rurais”.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br