Renegociação de dívidas é pauta de reunião com secretários municipais
2 de agosto de 2017 - 11:07
Representantes de 64 municípios cearenses discutiram com gerentes do Banco do Nordeste e Banco do Brasil no auxílio dos agricultores familiares
O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, realizou na manhã desta quarta-feira (02), uma reunião com secretários municipais de agricultura e representantes do Banco do Nordeste e Banco do Brasil para tratar da renegociação das dívidas rurais, de acordo com a Lei Federal Nº 13.340/16. “Vamos contar com os secretários para encontrar os agricultores com dívidas e mostrar a importância da liquidação das dívidas, principalmente na hora do acesso ao crédito e da aposentadoria”, comentou o secretário Dedé Teixeira.
Ainda de acordo com o secretário Dedé Teixeira o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste são os grandes responsáveis pelas dívidas dos agricultores. “Essa renegociação vai ajudar na economia dos municípios e a presença dos representantes dos Bancos é de extrema importância para esclarecer as dúvidas e conscientizar todos com o importante papel que vão ter diante dos agricultores dos municípios”.
O município de Morada Nova, na região Jaguaribana, já realizou o contato com os bancos e até julho já conseguiu liquidar a dívida de quase 2 mil agricultores dos 7 mil que se encontram individados.
A secretária de agricultura de Paracuru, Juceline Maria Gomes, comemorou a iniciativa dessa reunião. “É muito importante levar o conhecimento até os agricultores para que eles possam se organizar e renegociar suas dívidas com bons descontos, voltando assim a acessar suas linhas de crédito e investir nos seus negócios”.

As vantagens da renegociação incluem, além dos descontos, a concessão de novo prazo para amortização, com vencimento da primeira parcela em 2021 e da última parcela em novembro de 2030, com processo simplificado de análise da dívida. Podem ser contempladas operações adimplentes ou não, contratadas até 29 dezembro do ano passado.
Para o gerente de agronegócios do Banco do Brasil, Antonioni dos Santos, a quitação da dívida rural é um necessidade do agricultor que precisa de crédito para continuar com seus negócios. “O Banco do Brasil se dispõe a ajudar os agricultores e secretários no esclarecimento de dúvidas e na regularização de suas dívidas”.
O secretário de agricultura de Quixadá, Kleber Júnior, tirou suas dúvidas e garantiu ajudar os agricultores do município da liquidação das dívidas. “ É um gesto importante que vai ser essencial na vida do homem do campo, que não tem muita informação. Vários participam de programas do próprio Governo, como PAA Alimentos, e a falta de crédito dificulta a adesão em novos projetos”.

Participaram o evento o secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, presidente da Ematerce Antonio Amorim, delegado da Sead Rosilônio Magalhães, gerente de agronegócios do Banco do Brasil Antonioni dos Santos, gerente da Célula da Agricultura Familiar do Banco do Nordeste Daniel Carneiro, superintendente adjunta do Idace Graça Pedrosa e representantes de 64 municípios cearenses.
Economia
“Com a renegociação das dívidas os municípios podem, mesmo no período de crise, alavancar a economia, pois os agricultores voltaram a ter acesso ao crédito nos bancos, injetando dinheiro nos negócios”, garantiu o gerente da Célula da Agricultura Familiar do Banco do Nordeste, Daniel Carneiro.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br