XXIV Exponova homenageia secretário do Desenvolvimento Agrário

3 de agosto de 2017 - 09:49

O secretário Dedé Teixeira foi homenageado pelos importantes serviços prestados à população nos últimos três anos e entregou sete Termos de Assistência Técnica e Extensão Rural

O secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira foi homenageado durante a abertura da 24a Edição da Exposição Agropecuária de Morada Nova (XXIV Exponova) na noite da última quarta-feira (02). A entrega da comenda ocorreu no Parque de Exposição Governador Adauto Bezerra e destacou os importantes serviços prestados pelo titular da pasta à população do município do Vale do Jaguaribe.

Somente nos últimos três anos, o Governo do Ceará já entregou oito sistemas de abastecimento d´água aos moradanovenses, totalizando um investimento de R$ 4.009.804,82 pelos programas Água Para Todos e São José. Além disso, através do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), 24 famílias das comunidades Fazenda Perpétua e Fazenda Riacho do Estevão foram atendidas com a aquisição das terras no valor de R$ 1.215.800.

Em seu discurso, Dedé Teixeira parabenizou o prefeito Vanderley Nogueira pela revitalização do Parque de Exposição, destacou a vocação do território para bovinocultura e reconheceu o desafio de garantir o abastecimento d´água para todas as comunidades do município. “Acredito que com a atual gestão realizaremos um grande plano para o desenvolvimento de toda a Morada Nova. O governador Camilo é o seu parceiro incondicional para realizar as mudanças necessárias e ampliar as conquistas que a população necessita”, assegurou.

A Exponova 2017 segue até o próximo sábado (5 de agosto) na terra do Divino Espírito Santo. Nos quatro dias de feira, os visitantes poderão conferir stands da Ematerce, Instituto Agropolos, além de Feira dos Produtos da Agricultura Familiar. Além disso, as noites serão animadas pelas seguintes atrações musicais: Erivan Júnior e Berg do Acordeon, Forró de Ouro, Forró Pai D’égua, Toinho do Xote.

Assistência Técnica

Também na abertura da feira, o secretário Dedé Teixeira e a presidenta do Agropolos Ana Teresa de Carvalho entregaram Termos de Assistência Técnica (Ater) para sete comunidades do território do Vale do Jaguaribe. Para o agricultor Abinada Saraiva, de 56 anos, o apoio à cadeia produtiva da caprinocultura pode colaborar aumentando a produtividade e melhorando a comercialização.

“Quando a gente vender os animais por lá (na própria comunidade), sempre querem um prazo maior (para pagar) e na feira o preço que pagam não é atraente”, reclama o presidente da Associação Agrocultural Arte com as Mãos do Sítio Tapera.

“A expectativa é que a SDA, em parceria do Instituto Agropolos, leve para nosso assentamento um acompanhamento técnico profissional e de qualidade”, comenta José Aristônio

“Como está vindo fazer o acompanhamento técnico, espero melhorias na avicultura e também na produção de mandioca”, revela o agricultor José Aristônio Silveira, de 36 anos, que é presidente Associação Produtores da Fazenda Água Doce Rabicha.

“A nossa comunidade já produz galinha caipira, mas sem ração e sem muita técnica. O que queremos é melhorar a nossa produção e a vida da nossa comunidade”, finaliza.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras  – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br