386 agricultores de Trairi recebem títulos de terra

17 de agosto de 2017 - 14:38

Ao todo, até o final do ano, o município receberá 5 mil títulos de propriedade rural

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Ceará – Idace, entregou na manhã desta quinta-feira (17) 386 títulos de propriedade rural, dos 5 mil títulos que o município de Trairi receberá. Para o secretário Dedé Teixeira o título de terra traz dignidade para o agricultor cearense e o governador Camilo Santana tem trabalhado para melhorar a vida do meio rural. “Seja do Cariri ao litoral, o Governo do Ceará trabalha para todos com diálogo e prioridades, encontrando alternativas para construir o desenvolvimento rural”. 

Representando o governador Camilo Santana, o secretário Chefe da Casa Civil Nelson Martins ressaltou a importância do título da terra para os agricultores familiares do Ceará. “386 famílias recebem hoje o documento de propriedade de terra, garantindo para todos os efeitos jurídicos e legais o domínio da terra. Isso representa muito pois ficará para os filhos, netos e demais descendentes”.

O secretário, que lembrou que o programa iniciou no Ceará na época do presidente Lula onde o secretário do Desenvolvimento Agrário era o atual governador Camilo Santana, ainda destacou o acesso ao crédito. “Quando o agricultor quiser produzir na sua própria terra e precisar de crédito, terá a terra como força e garantia no banco”.

O Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais tem como objetivo fortalecer o combate à pobreza rural e como foco principal a promoção da segurança jurídica do patrimônio fundiário do agricultor familiar, bem como a extinção da grilagem de terras no espaço rural cearense. 

A agricultora Maria Lopes da Silva, de 95 anos, se emocionou em receber o título. “Sempre fui da agricultura, planto até hoje e a partir de agora a terra é minha e da minha família e ninguém tira. Tive 14 filhos e hoje só tenho 4 vivos, mas sei que com esse título a propriedade ficará para minhas netas que são quem cuidam de mim atualmente”. 

Segundo o último balanço do Idace, em 2017 já foram entregues 4.274 títulos de propriedade rural, beneficiando milhares de famílias de 23 municípios cearenses. 

Para o superintendente do Idace, Cirilo Pimenta, o Governo do Ceará tem o DNA da agricultura familiar. “Talvez esse seja um dos projetos mais importantes executados pelo Governo, pois são várias garantias em um papel só: o direito à terra, o poder de acesso ao crédito, a dignidade e a felicidade dos nossos agricultores, que são grandes incentivadores da economia do nosso Estado”.

Participaram também do evento o prefeito de Trairi Marcos Henrique Ferreira do Prado, o secretário de agricultura municipal Romildo Aragão,  superintendente adjunda do Idace Graça Pedrosa, diretor técnico do Idace Paulo Henrique, delegado da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário Rosilônio Magalhães, presidente da Câmara Municipal Robson Vicente, representando a comissão de agropecuária da Assembleia Legislativa Wanderley Magalhães, além de secretários municipais, vereadores e agricultores. 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras  –  marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br