Paulo Freire: está aberto o Encontro de Formação das Equipes Técnicas
28 de agosto de 2017 - 19:17
Evento segue até a próxima sexta-feira (1/9), data em que o Governo do Ceará assina o decreto que amplia a área de atuação do Projeto Paulo Freire
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) realizou hoje à tarde (28) a abertura do Encontro de Formação das Equipes Técnicas das Entidades Executoras do Projeto Paulo Freire. No evento, que aconteceu no Condomínio Espiritual Uirapuru, lideranças de movimentos sociais e autoridades presentes debateram o futuro da iniciativa que traz como meta a redução da extrema pobreza no Estado do Ceará.
“Esse momento é um divisor de águas: já estamos presentes em 62 comunidades e, no encerramento desse evento (o Encontro de Formação), na sexta-feira (1/9), o governador Camilo Santana vem aqui assinar junto a vocês o decreto que amplia a nossa área de atuação para 538 comunidades em 31 municípios”, revelou o secretário executivo da SDA Felipe Pinheiro.
Para ele, os quatro últimos anos foram marcados pela “superação dos desafios” e pelo diálogo entre o Governo do Ceará e os movimentos sociais. “O nosso maior desafio é fazer com que os projetos produtivos não se percam e cheguem na porta de quem mais precisa e a nossa missão é construir a cidadania nos tornando referência em assistência técnica para todo Brasil”, defendeu.
Em seu discurso, o representante do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Hardi Vieira, destacou a “fibra” e a “dedicação” da equipe do Paulo Freire e citou a experiência diária dos técnicos em lidar com a difícil realidade do semiárido cearense. “Vocês são os atores que fazem com que as políticas públicas tenham sucesso”.
Recorte de gênero

A expectativa da técnica de campo do Esplar, Silvana Holanda, é de que o encontro promovido pelo Projeto Paulo Freire fortaleça as discussões de gênero de forma coletiva. “Há um trabalho muito forte de desvalorização das mulheres, do que elas realizam e representam para o campo”, pondera.
“Muitas delas são consideradas apenas como donas-de-casa, embora realizem muito mais do que apenas os cuidados da casa, o que já não é pouco. No campo, grande parte das agricultoras são protagonistas na organização e comercialização dos produtos da agricultura familiar”, revela.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br