Diretoria da Ematerce visita criatório de peixe em Jaguaribara
30 de agosto de 2017 - 10:01
Com o objetivo de conhecer novas tecnologias para criação de peixe, a diretoria da Ematerce visitou a propriedade do produtor José Antonio e conheceu a experiência com criação peixe Tilápia. Os diretores ainda participaram de encontro para discutir a situação de calamidade do Açude Castanhão, de onde muitos criadores tiravam seu sustento
Em evento promovido, realizado no último dia 25 de agosto, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Aquicultura e Pesca do Município de Jaguaribara em parceria com a Secretaria Estadual de Aquicultura e Pesca, a diretoria da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) participou do Encontro de Políticas Emergenciais Voltadas à Produção de Tilápia e Camarão do Vale do Jaguaribe.
Além do presidente da Ematerce Antonio Amorim e do diretor técnico Itamar Lemos, estiveram presentes o secretário estadual de Pesca e Aquicultura (Seapa) Euvaldo Bringel, o presidente da Associação Cearense de Criadores de Camarões Cristiano Maia, o prefeito de Jaguaribara Joacy Júnior e o professor da Universidade Federal do Semi Árido Pedro Martins.
Uma das ações aprovadas e anunciadas pelo secretário Euvaldo Bringel, através do Programa Saúde na Fazenda (PSF) foi o investimento do Governo do Ceará, por meio da Seapa, de R$ 280 mil para o Programa. “A Seapa já tem uma participação no PSF que atende o Litoral Leste com equipe técnica. Fico muito feliz em saber que esse Programa será ampliando para essa região, que necessita desse apoio tecnológico para que os produtores possam aprender a conviver com o vírus da mancha branca e outras doenças que possam prejudicar a produção”, destacou o gestor.
Tecnologia
Logo após o encontro, o presidente e o diretor técnico da Ematerce, respectivamente, Antonio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, foram conhecer a experiência inédita na região de criação de tilápias em viveiros abertos e em estufas. A experiência, na propriedade do produtor e ex-agente rural José Antonio, vem utilizando e monitorando o uso de aparelhos que melhoram a oxigenação da água, além do controle com a utilização de inseticidas orgânicos para o combate de pragas.
“O nosso esforço agora é para apoiar essa iniciativa, que se concretizando com êxito pode ser replicada em outras propriedades e representar um forte mercado produtor de tilápia”, disse entusiasmado Itamar Lemos que se comprometeu a acompanhar de perto e dá toda a assistência para que o produtor consiga melhores condições para criação da tilápia. Atualmente, são oito tanques em funcionamento com o sistema com capacidade para criação de mais mil tilápias cada.
Expobrejo
Na última semana, técnicos da Ematerce também participaram da 3ª Expobrejo e a 48ª Vaquejada de Brejo Santo, onde 50 produtores integraram a Feira de Produtos da Agricultura Familiar. Segundo o gerente regional da Ematerce em Brejo Santo José Dias Ferreira (Eudinho), o evento é um dos maiores do estado, reunindo centenas de criadores de várias áreas da pecuária a ovinocaprinocultura.
A abertura da exposição contou com a participação de cordelistas e violeiros como Horácio Neto e Fenelon Dantas, além do show do Irmãos Aniceto e grupos de forró.
O diretor técnico Itamar Lemos representou a diretoria da Ematerce e destacou o crescimento da feira e a participação da agricultura familiar. “O setor representa uma força cada vez maior dentro do PIB brasileiro; é uma economia que precisa do apoio governamental para crescer ainda mais e atingir mais produtores”, enfatiza Itamar.
Assessoria de Comunicação Ematerce
Aécio Santiago
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br