SDA fornece curso internacional de formação de facilitadores em gestão social

30 de agosto de 2017 - 14:36

O curso terá a participação dos quilombolas, indígenas, pescadores, movimentos atingidos por barragem além de jovens de outros países e Estados


Começou nesta terça (29), no Hotel Encosta da Serra no Crato -CE, o Curso internacional de formação de facilitadores em gestão social, organização e empreendedorismo da juventude rural no estado do ceará. O evento é de iniciativa do  Projeto São José (PSJ), por meio da cooperação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário/CE com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), que traz como um de seus objetivos específicos ampliar os conhecimentos técnicos, operacionais e de gestão de técnicos, lideranças e beneficiários do Projeto São José, suas entidades representativas e organizações sociais. Nessa perspectiva, o Projeto tem a juventude rural hoje como uma de suas prioridades e planeja executar iniciativas que valorizam a atuação desses jovens e a importância de sua inclusão produtiva.

“O curso está sendo muito importante para toda a associação, pois estamos aprendendo novas técnicas que poderão ser utilizadas no benefício de toda a comunidade. Outra coisa que acho importante é porque conhecemos pessoas novas que nos ensinam coisas noivas e isso é o que mais valorizamos na cultura indígena a passagem de conhecimentos”, comenta a presidente da Associação da mulheres indígenas, Eliane Karajá. 

A proposta do curso considera dois enfoques de juventude, um com olhar dos jovens como protagonistas do desenvolvimento rural e outro da juventude cidadã. A intenção é criar uma base de jovens motivados e comprometidos com as demandas prioritárias das comunidades e territórios rurais, o que implica:

* Que eles “estimulem” mudanças em todas as áreas de ação (produtiva, ambiental, política, família, comunidade, etc.)

* Que logrem “contagiar” a outras pessoas para acompanhar um processo de mudança em sua comunidade.

* Alcançar um crescimento pessoal e coletivo, assim como institucional.

O total da carga horária do curso é de 27 horas/aula, correspondendo a uma capacitação presencial e que abrange aulas teóricas, dinâmicas, trabalhos em grupo e visita de campo. Os participantes receberão Certificado do Curso, ao final da capacitação, bem como todo material didático trabalhado durante o curso.

Serviços:

Data: 29 de agosto a 1º de setembro de 2017.

Local: Hotel Encosta da Serra. Av. Pedro Felício Cavalcante, 1898. Ossian Araripe, Crato – Ceará.

Fonte: Projeto São José

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Bruno Andrade –  bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão –    andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras  –    marina.filgueiras@sda.ce.gov.br