SDA divulga edital de credenciamento pelo Programa Hora de Plantar

4 de setembro de 2017 - 16:00

O Hora de Plantar já foi chamado de “Arrancada da Produção” e “Distribuição de Sementes” e permanece com o foco no agricultor familiar, como forma de garantir a produção que forma atualmente uma das maiores cadeias produtivas da economia cearense e do País.


A trigésima edição do Hora de Plantar, programa iniciado ainda na década de 80 por Eudoro Santana, pai do governador Camilo Santana e atual superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), prevê o beneficiamento de 150.639 agricultores familiares em todo Estado do Ceará, sendo 22.694 apenas no Cariri. O investimento, via Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop), no valor total de R$ 17,2 milhões, contará com um aporte no Cariri no valor de R$ 3,319 milhões.

O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), vem a público divulgar o Edital 012/2017. O documento trata do credenciamento de pessoa jurídica de direito privado especializada na produção, transporte e entrega de raquetes de palma forrageira para o Programa Hora de Plantar.

As propostas deverão ser entregues na sala da Coordenadoria do Desenvolvimento da
Agricultura Familiar da SDA (CODAF), localizada na Av. Bezerra de Menezes, n° 1820, São Gerardo, Fortaleza/CE, das 08:00hs às 12:00hs e das 13:00hs às 17:00hs até o dia 14 de setembro de 2017.

O resultado final será divulgado no dia 22 de setembro, até às 17h, e assinatura do contrato até o dia 16 de outubro. A entrega das raquetes em até três comunidades rurais está prevista para acontecer até o dia 16 de março de 2018 e a vigência do contrato é de 12 meses.

Clique aqui para acessar o edital.

Conheça o Programa

O Projeto Hora de Plantar foi criado há mais 30 anos para atender aos agricultores familiares com sementes e mudas de elevado potencial genético e produtivo. Assim, além de disponibilizar sementes e mudas subsidiadas para o plantio, fazendo assim que os índices de produtividade do Estado do Ceará sejam alavancados, cria a oportunidade de pequenos agricultores tornarem-se produtores de sementes, agregando assim muito valor ao resultado de colheita.

Além de sementes de milho e feijão o Projeto Hora de Plantar também incentiva e distribui sementes de oleaginosas (mamona e algodão) e forrageira (sorgo), manivas, sementes, raquetes de palma forrageira e mudas de essências florestais nativas (aroeira, angico, canafístula, ipê, pau branco, sabiá, entre outras) e exóticas (acácia mangium, cedro australiano e mogno senegalês) e frutíferas (acerola, caju, cajá, umbu cajá, goiaba, manga, entre outras).

Mais informações através do e-mail conceicao.pontes@sda.ce.gov.br ou pelo (85) 3101-8055.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão –  andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras  – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br