Independência recebe reunião do Comitê da Seca

18 de setembro de 2017 - 18:58

Oitava reunião itinerante do comitê fomenta debate sobre o convívio com o semiárido e diálogo direto com produtores rurais de Independência. “O comitê é uma troca de ideias e experiências na busca por soluções para todos os municípios. É um instrumento que busca unir todo o Ceará na busca por resultados”, reforça o Professor Enoque Junior

O município de Independência, sediou, na manhã desta segunda-feira (18), a 8ª reunião do Comitê Itinerante de Convivência com Seca. A reunião já aconteceu nos municípios de Quixadá, Morada Nova, Pedra Branca, Iguatu, Itapipoca, Crato e Boa Viagem. O evento contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário e coordenador do Comitê Dedé Teixeira, prefeito de Independência Valdi Coutinho, presidente da Ematerce Antonio Amorim, gerente regional da Cogerh Alberto Brito, assistente da diretoria da Cagece Paulo Henrique, delegado da Sead Rosilonio Magalhães, além de representantes da SDA, prefeitura e demais órgãos estaduais.

Para o secretário do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, o Comitê é um importante instrumento de diálogo com a sociedade. “Essas reuniões são responsáveis por discutir estratégias de convivência que ajudam o homem do campo no crescimento econômico. Os resultados alcançados são ótimos e ajudam o Governo do Ceará na atuação direta nas necessidades do interior”.

Durante a reunião, que aconteceu na sede da Prefeitura, foram realizadas apresentações da Cogerh e da Cagece. Representando a Cogerh, o técnico Rodrigues Jr. apresentou a situação das 12 bacias do Estado do Ceará, com foco principal na bacia do Sertão de Crateús, que atende o município. Segundo o gerente regional da Cagece, Dalmo Barreto, a região do município de Independência é uma das que mais sofreu com a falta de chuva. “Mesmo com toda falta de chuva, o Governo do Ceará investiu pesado para que os agricultores não sentissem tanta dificuldade. Foram instaladas diversas ações emergenciais, como açudinhos e poços que melhoraram não só a qualidade e a presença de água como a cidadania”.

O professor Enoc Jr, do município de Novo Oriente, veio participar do comitê para entender as ações do Estado do Ceará, e participar do momento, que para ele, é de extrema importância para o Estado. “O comitê é uma troca de ideias e experiências na busca por soluções para todos os municípios. É um instrumento que busca unir todo o Ceará na busca por resultados”.

O Comitê Integrado de Convivência com à Seca reúne semanalmente, na sede da Defesa Civil, representantes de órgãos estaduais que recebem demandas de todos os municípios cearenses relacionados ao desenvolvimento agrário do Estado. As demandas são direcionadas para os órgãos competentes e pautado de acordo com a reunião. Uma vez por mês, a reunião acontece em algum município previamente solicitado.

Para o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, é preciso levar para toda população a importância da água e de como temos que economizar para construir riquezas. “O nosso povo é extremamente inteligente, que faz brotar até dos lugares mais secos. Temos aumentado a nossa produção de leite mesmo com um menor rebanho. Temos usado a palma forrageira para a alimentação animal. São exemplos de que nós podemos superar a situação de forma digna e com grandes vitórias”.

A próxima reunião itinerante do Comitê vai acontecer no dia 09 de outubro, no município de Tauá.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras   marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

Bruno Andrade – bruno.martins@sda.ce.gov.br

André Gurjão – 'andre.gurjao@sda.ce.gov.br