Agricultores de Capistrano e Aratuba recebem projetos em apicultura
22 de setembro de 2017 - 13:51
Produtores rurais de Poranga e São Benedito serão próximos atendidos com o Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Apicultura no Estado do Ceará
O Governo do Ceará, através do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, entregou na quinta-feira (21) 100 projetos em apicultura para agricultores familiares em Aratuba (45 projetos) e Capistrano (55 projetos). A entrega faz parte do Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Apicultura no Estado do Ceará, uma parceria com o Ministério da Integração, que conta com um investimento total de R$ 4.277.566,00.
Cada agricultor recebeu 22 colmeias, 22kg de cera alveolada e uma indumentária, contendo um macacão, um par de botas e um par de luvas. Segundo informações da Coordenadoria de Apoio das Cadeias Produtivas da Pecuária (Coape/SDA), o investimento é de R$ 528.444,50 para cada um dos oito núcleos apícolas atendidos (Aratuba, Capistrano, Icó, Jucás, Piquet Carneiro, Quixelô, São Benedito e Poranga).
Além das colmeias, da indumentária e da cera alveolada, os produtores também recebem acompanhamento técnico. São contratados um profissional de nível médio por município e dois profissionais de nível superior, responsáveis por acompanhar quatro profissionais de nível médio. Ainda estão previstas capacitações, dias de campo e intercâmbios por meio do Instituto para Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef).
Em seu discurso, o secretário Dedé Teixeira destacou a intenção de devolver o primeiro lugar em produção de mel ao Ceará e citou os investimentos em segurança hídrica e alimentar em ambas cidades. “Aratuba reconhece o empenho da equipe da SDA e transmite também essa mensagem em forma agradecimento ao governador Camilo Santana”, reconheceu a prefeita Tirica do Júlio César.
Para o secretário da Fazenda Mauro Filho, mesmo sem os açudes cearenses receberem o aporte de chuvas adequado nos últimos seis anos, o Estado do Ceará vive um período de equilíbrio fiscal e de conquistas no âmbito rural e de infraestrutura. “Que vocês façam o uso adequado desse equipamento que recebem hoje e continuem contando com o apoio desse governador (Camilo Santana) que vem se destacando em fazer o Ceará crescer”, disse.
Melhorar de vida

“Até quando aguentar, eu vou criar abelha”. Quem promete é José Sousa de Brito, de 65 anos. O produtor rural de Aratuba foi um dos 45 agricultores familiares beneficiados com projetos produtivos em apicultura pela SDA na última quinta-feira (21) e vê na nova atividade uma esperança para melhorar a renda.
“Os produtores que conheço todos dizem que se deram muito bem”, garante após elogiar o curso ministrado pelos técnicos do Instituto para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef). “A apicultura não é pra enriquecer, mas pra melhorar a renda.
Incremento na renda

“A gente que mora no interior tem que aproveitar tudo o que chega porque é uma fonte de renda a mais”, justifica o agricultor aposentado Raimundo Paulo, de 61 anos. O produtor rural de Capistrano já foi atendido com uma cisterna de calçadão do Programa Água para Todos e sementes de milho e feijão pelo Hora de Plantar e, agora, comemora a chegada das abelhas: “(O mel) É uma coisa muito vendável”, garante.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Martins – bruno.andrade@sda.ce.gov.br