Empreendedorismo rural é destaque em encontro estadual
22 de setembro de 2017 - 14:14
No III Encontro Estadual do Empreendedorismo aconteceu uma discussão sobre o empreendedorismo rural e ambiental com autoridades e estudiosos
O Governo do Ceará, através da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, promoveu, na manhã desta sexta-feira (22), o III Encontro Estadual do Empreendedorismo no Cuca do Mondubim, em Fortaleza. O evento contou com a participação do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, que debateu sobre empreendedorismo rural.
O evento foi marcado por debates e palestras sobre empreendedorismo, sustentabilidade e inovação. Para o secretário Dedé Teixeira o evento é muito importante para auxiliar as pessoas que apresentam ideias empreendedoras, principalmente as do meio rural que o acesso a informação é mais restrito. “Segurar os jovens no meio rural é um desafio. Por isso o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, executa projetos que apoiam e incentivam os agricultores na crianção de projetos empreendedores que mudem a economia do campo”.
Segundo o coordenador de empreendedorismo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernando Cordeiro, as mulheres são grandes empreendedoras da nova geração. “O Brasil é um país grande fechador de negócio. Dos negócios que se iniciam, a maioria são fechados. E as mulheres são grandes articuladoras econômicas. Porém, precisamos continuar investindo em políticas públicas de capacitação e facilidade ao empreendedor”.

Participaram do evento o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social Josbertini Clementino, senador da República José Pimentel, secretário de Desenvolvimento Econômico de Fortaleza Mosia Torgan, secretária executiva da Vice Governadoria Carla da Escócia, coordenador especial de juventude e políticas públicas Júlio Brizi, coordenador de empreendedorismo da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social Fernando Cordeiro, gerente de pessoas jurídicas da Caixa Econômica Augusto Rafael, gerente de pessoas jurídicas do Banco do Brasil Romem Costa e Silva, presidente do Conselho Regional de Contabilidade Clara Germana, o secretário da Regional IV de Fortaleza Francisco Sales e o articulador de políticas públicas do Sebrae Antonio Araújo.
Empreendedorismo Rural
O secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira destacou o Fórum dos Secretários de Agricultura do Nordeste e Minas, como um papel de extrema importância nas políticas públicas de desenvolvimento agrário. “Desde 2015 criamos esse fórum, que teve a primeira reunião aqui em Fortaleza, e a cada reunião novos assuntos são definidos. O empreendedorismo rural é muito presente nos projetos que o Governo do Ceará executa e serve de exemplo para outros estados”.
O secretário ainda apresentou alguns projetos que ajudam, diariamente, o meio rural na potencialização da economia.
Apicultura: 440 famílias beneficiadas com indumentária, 22 colmeias, cera alveolada (cada).
Com as ferramentas doadas pelo Governo do Ceará, os apicultores passam a empreender no ramo do mel. A alta exploração da matéria-prima chega a ser vendida para entrepostos (fábricas e comércios) e exportada para Estados Unidos e Europa.
Melhoramento Genético: A Secretaria de Desenvolvimento Agrário está entregando aos assentamentos reprodutores caprinos de alta qualidade genética valorizando o aumento da criação. Com animais de qualidade genética o agricultor passa a ter um produto valorizado em mãos: o leite caprino, que pode virar queijo, doce e demais derivados.
Substituição de copa de caju: Com o programa de substituição de copa de caju, vários agricultores já criaram suas próprias empresas de cajuína, castanha, ou produção do suco ou polpa da fruta. “Em Beberibe, o agricultor Ocimar Liberalino, beneficiado com o programa de substituição de copas, construiu há 6 anos uma agroindústria familiar de cajuína, com registro do Ministério da Agricultura, no quintal da sua casa e hoje conta com 6 trabalhadores, além dele e de sua esposa”, completou.
O secretário ainda exaltou os Projetos São José III e Paulo Freire que atuam diretamente com o homem do campo, melhorando a qualidade de vida, a renda e a dignidade das famílias, principalmente as de vulnerabilidade social.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Bruno Martins – bruno.andrade@sda.ce.gov.br