Apicultura: produtores comemoram chegada de projetos produtivos em Poranga

20 de outubro de 2017 - 00:22

Investimento no setor produtivo colabora para que o Ceará retome a liderança na produção de mel e gere cada vez mais oportunidades para população do campo.

O

município de Poranga deu o passo decisivo para alavancar a produção de mel no território dos Sertões de Crateús. Na tarde desta quinta-feira (19), 46 agricultores familiares da cidade receberam projetos produtivos em apicultura das mãos do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira e do coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA Márcio Peixoto.

A iniciativa representa o investimento de R$ 447.200,04 e visa alavancar a atividade produtiva, colaborando com a diversificação da produção e melhorando a renda do homem do campo. Além das 22 colmeias por produtor, os apicultores recebem uma idumentária (macação, um par de botas e um par de luvas), 22 kg de cêra alveolada, treinamento e assistência técnica prestada pelo Instituto para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Idef).

“A nossa ideia é fazer com que o Ceará retome a liderança na produção de mel e gerar cada vez mais oportunidades para população do campo”, discursou o secretário Dedé Teixeira. Segundo ele,o mel de abelha é um dos principais produtos exportados pelo Estado do Ceará, tendo comercializado para fora do Brasil o equivalente a US$ 1.049.003,00 somente entre janeiro e junho de 2017.

Também participaram da solenidade o prefeito Dr. Carlison Assunção, o secretário de Agricultura Jaerde Pinho e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Poranga Raimundinha Almeida. Além desses, o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária, Márcio Peixoto, e o representante do Instituto para o Desenvolvimento da Economia Familiar,Hermano Rodrigues.

Associativismo e superação

O apicultor Antônio Luiz de Almeida, de 30 anos, é um dos  beneficiados com a entrega dos projetos produtivos em Poranga. Com 10 anos de experiência no ramo, “Tonho”, como é mais conhecido, lembra que desde 2012 a atividade vem sofrendo com os efeitos da seca e um período de floração mais fraco. “Nesse ano teve uma melhorada, já produzimos sete toneladas, mas já teve ano que a produção chegou a 14 toneladas”, narra o próprio histórico.

“O conselho que dou é que os novos produtores se associem a nós (da Associação dos Apicultores de Poranga – ASAP), para aproveitarem o equipamento da nossa casa de mel e poderem participar das nossas reuniões”, recomenda. “Vale muito à pena ser apicultor, tem gente aqui que tira quase um salário mínimo por mês e é um ótimo complemento da renda”, conclui.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão –   andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras  – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
Bruno Andrade –   bruno.martins@sda.ce.gov.br