Governo do Ceará assina acordo com líder mundial em cooperativismo

17 de novembro de 2017 - 16:30

Diretor-Geral da Fundação Mundukide, Jesús Urrutia Beristein, vem à Fortaleza assinar termo de cooperação técnica com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário na próxima segunda-feira (20)

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assina na próxima segunda-feira (20), às 10h, um acordo de cooperação técnica com a Fundação Mundukide. A entidade que representa o braço da Corporação Mondragon, oriunda do País Basco, na Espanha, estabelece e desenvolve relações de cooperação internacional por meio de transferência de conhecimentos técnicos, científicos e culturais.

O contrato, com prazo de vigência de cinco anos, “será desenvolvido dentro das áreas de atuação das duas instituições, particularmente no que diz respeito ao Desenvolvimento do Cooperativismo nas Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar do Estado do Ceará”. Dentre as modalidades contempladas pelo documento, estão: transferência de tecnologias, intercâmbios, capacitações, seminários, palestras, simpósios, programas e planos de estudo em conjunto.

A assinatura é o primeiro acordo estabelecido entre a Mundukide e um estado brasileiro. Toda a informação resultante das atividades conjuntas realizadas pelo acordo estará à disposição de ambas as partes e será propriedade das mesmas, sendo as informações de natureza confidencial reguladas pela legislação brasileira.

Para o coordenador geral do Programa Brasil da Mundukide, José Luiz Lejardi, a parceria entre o Governo do Ceará e a Mundukide é o ponto alto da atuação da fundação no País, uma vez que é a primeira vez que a organização atua ligada a um órgão estadual. “O nosso papel é desenvolver um modelo de gestão capaz de simplificar e melhorar a atuação das associações e cooperativas em todos os seus âmbitos (da produção à comercialização),potencializando as capacidades dos agricultores familiares”, resume José Luiz.

Próximos passos

Um dos resultados da assinatura deste acordo será o aperfeiçoamento da execução de contratos do Projeto São José com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) e com outros movimentos sociais do campo no Estado do Ceará. Segundo balanço da Secretaria, o projeto dispõe de 102 contratos celebrados com associações e cooperativas ligadas ao MST, contemplando 2.275 famílias da zona rural.

“(A assinatura do acordo) É de grande importância porque, além de ser uma organização que com experiência na área camponesa, ela (a Fundação Mundukide) vem somar e fortalecer as cadeias produtivas as cadeias produtivas do projeto São José voltadas a assentamentos rurais”, vê com otimismo o dirigente estadual do MST, Ricardo Cassundé.

Mundukide

A Fundação Mundukide, representante da Mondragon para os países do Sul, surgiu em 1999 com a missão de partilhar experiências e know-how mobilizando a solidariedade do mundo do trabalho cooperativo. O objetivo é promover o desenvolvimento autogerido e integral baseado e orientado a partir dos valores de solidariedade, trabalho e transformação social.

A atividade no Brasil se inicia no Paraná, em 2008, com o Programa Cantuquiriguaçu, com a colaboração do Movimento dos Sem Terra e da Faculdade de Ciências e Humanas e Educação HIHEZI, especializada em inovação educativa, comunicação e cooperativismo. Dentre os resultados estão a implementação de um Plano de Gestão e a formação de 20 educandos em Tecnologia de Gestão de Cooperativas.

Atualmente, a Fundação Mundike também desempenha atividades nos estados de Sergipe, desenvolvendo um Curso Informal em Gestão de Cooperativas para 40 alunos, integrado com programas de assessoramento para as cooperativas do movimento; e Rio Grande do Sul, realizando assistência técnica para as cooperativas dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP) e Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (COOPAN).

SERVIÇO
Assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre SDA e Mundukide
Local: Auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA)
Endereço: Av. Bezerra de Menezes, 1820, São Gerardo – Fortaleza/CE
Horário: 10h

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão –  andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br