Ematerce assina protoloco de intenções para poços de produção

20 de novembro de 2017 - 09:35

Do total de poços a serem construídos, a Ematerce já selecionou 2.680 produtores interessados na construção de poços em suas propriedades. A maior parte é do Sertão Central, com a manifestação de interesse de mil produtores rurais

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, através da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, realizou na última sexta-feira (17) a assinatura do Protocolo para Projeto de Produção. A solenidade foi coordenada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, deputado Carlos Matos (PSDB), que enfatizou a importância do projeto para o incremento da produção rural, principalmente para os pequenos agricultores. “Se atingirmos a meta de seis mil poços, resolveremos grande parte dos problemas de segurança hídrica e produção rural no estado”, destacou o deputado.

A iniciativa traz como objetivo a construção de seis mil poços de produção rural, de forma a gerar maior segurança hídrica aos produtores de todas as regiões do Ceará. Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, o projeto é uma oportunidade grandiosa para aproveitar o potencial produtivo e criativo do produtor rural, mesmo diante de crise hídrica tão séria. “Presenciamos atualmente experiências formidáveis com a produção de tilápia em criatórios de tanques em pleno sertão, apenas utilizando água de poço e ainda usando a mesma água do peixe para irrigação de frutas, chegando a uma produção de 550 quilos de tilápia num período de 120 dias. Apostando nessa e outras inovações teremos, certamente, mais gente voltando para o campo com mais gosto em produzir e crescendo independente da chuva”, salientou Amorim.

Do total de seis mil poços a serem construídos, a Ematerce já selecionou 2.680 produtores interessados na construção de poços em suas propriedades. Somente no Sertão Central, mil produtores manifestaram a intenção de serem atendidos com o projeto. O financiamento será garantido pelo BNB, através do crédito PRONAF com juros de 2,5% ao ano, carência de atè três anos e 10 anos para pagar e por meio do FNE (Fundo Nacional ) Água com juros de 6% a 9% ao ano, carência de 4 anos e prazo de 12 anos para pagamento.

De acordo com a comissão, o Ceará dispõe aproximadamente de 40 mil poços perfurados, mas a demanda é cada vez maior diante de uma das maiores estiagens dos últimos 100 anos. Serão construídos poços dos tipos Amazonas, Tubular Raso e Tubular Profundo, chegando a um incremento de 25% no número de poços.

Estiveram presentes na solenidade o presidente e o diretor técnico da Ematerce Antônio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, o presidente da Faec (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará) Flávio Saboya, representante da Semace (Superintendência Estadual do Meio Ambiente), o presidente da Secretaria de Recursos Hídricos Francisco Viana, o reitor do IFCE Virgílio Augusto Sales Araripe e o superintendente do Idace Cirilo Pimenta. Além dessas entidades, comporão o projeto a Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas), a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e Associação das Empresas Construtoras de Poços do Ceará – Assepoços.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Ematerce

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão –  andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br