II Conferência da Caatinga conta com apoio da SDA

21 de novembro de 2017 - 14:20

A reunião preparatória do evento contou com a presença do secretário Dedé Teixeira 

Representantes de órgãos estaduais, universidades, associações e instituições se reunirão na tarde da última segunda-feira (20), na Universidade do Parlamento do Ceará – Unipace, para dialogar sobre a  II Conferência da Caatinga, que acontecerá em 2018. O secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira participou da reunião. 

A I Conferência aconteceu em maio de 2012 e reuniu representantes de vários setores discutindo  a gestão do bioma Caatinga e as possibilidades para a integração de políticas públicas e ações. O resultado das discussões foi consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizou os compromissos assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma. 

A Declaração da Caatinga foi apresentada nos eventos paralelos da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio 20. 


Para o secretário Dedé Teixeira a caatinga como maior bioma da região Nordeste e único exclusivamente brasileiro deve ser estudado afim de serem criadas diversas políticas públicas. “A II Conferência terá o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” que são pontos que não podem ser nunca deixados de lado, ao contrário, precisam de um impacto grande para gerar criação de oportunidades”. 

A II Conferência vai contar com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos, Semace, UFC, URCA, UVA, Senae, Associação Caatinga, Instituto Nordeste XXI, Conselho de Altos Estudos, Dnocs e Assembleia Legislativa. 

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br

André Gurjão –  andre.gurjao@sda.ce.gov.br