Paulo Freire: 5.644 pessoas são beneficiadas com ação em políticas públicas
30 de janeiro de 2018 - 15:33
Secretarias estaduais dos Desenvolvimento Agrário, do Planejamento e Gestão e da Fazenda estudam junto ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) novo aporte financeiro no valor de US$ 25 milhões
5.644 agricultores e agricultoras estão sendo capacitados em Políticas Públicas por meio do Projeto Paulo Freire. A ação do Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), teve início em fevereiro de 2017 e tem como meta a capacitação de 24 mil pessoas espalhados em 600 comunidades pertencentes a 31 municípios do Estado.
Como é o caso da jovem agricultora Maria Ferreira Rodrigues, de 20 anos, moradora da comunidade Lagoa Coberta, no município de Altaneira. Para ela, o acesso à água através da instalação de uma cisterna de placa era algo impensável há alguns anos. “Para mim, foi ótimo, principalmente porque o Paulo Freire nos trouxe a liberdade de interagir, ouvir e ser ouvido, e decidirmos juntos sobre o andamento do projeto (que prevê o fomento a projetos produtivos)”, enfatiza o trabalho dos articuladores sociais que fortalecem o vínculo comunitário.
A Adel, Assocene, Instituto Antônio Conselheiro e Cetra são as entidades responsáveis por elaborar os percursos metodológicos e formativos das temáticas que permeiam a ação de Políticas Públicas no Projeto Paulo Freire. Com duração de 16 horas em cada comunidade, as formações reúnem cerca de 40 participantes por comunidade, entre jovens, mulheres e homens.
As crianças também fazem parte do processo. Cerca de 1.482 crianças são convidadas a participarem de atividades educativas e de recreação. Isso garante que as mães, condicionadas a cuidarem dos filhos, tenham voz ativa. Além de brincar, os meninos e meninas do campo também se integram e participam de apresentações culturais.
Água para Vida
Além da formação em políticas públicas e do fomento aos projetos produtivos, o Projeto Paulo Freire e garantiu a entrega de 1.209 cisternas de consumo humano nos 31 municípios atendidos. A medida ganhou destaque no ano passado e os elogios do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), órgão das Nações Unidas que financia o Paulo Freire.
As cisternas de placa e escolares já estão sendo entregues e, em seguida, sendo abastecidas por meio das Estações de Tratamento Móveis (ETAs Móveis), equipamento de tratamento de água bruta adquirido pelo Governo do Ceará em Israel e que foram cedidos a SDA pelo governador Camilo Santana em novembro passado.
“Esta missão (de revisão de meio termo, em dezembro), que esteve aqui com 10 consultores, fez uma avaliação da situação do projeto até agora. A conclusão é que houve um avanço muito importante e com qualidade da implementação das ações do projeto”, avaliou o representante do FIDA no Brasil, Hardi Vieira. Segundo confirmou, o FIDA, a SDA, a Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (SEPLAG) e a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) estudam um aditivo no valor de U$S 25 milhões com contrapartida do Governo do Ceará de apenas 20%.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br