Metodologia do Mundukide é apresentada para empresas de Ater
16 de fevereiro de 2018 - 10:49
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário recebeu, na manhã dessa sexta-feira (16), representantes de 20 empresas de Assistência Técnica para conhecer, em um seminário, a metodologia da Fundação Mundukide. A entidade que representa o braço da Corporação Mondragon, oriunda do País Basco, na Espanha, estabelece e desenvolve relações de cooperação internacional por meio de transferência de conhecimentos técnicos, científicos e culturais.
As empresas de Ater, fazem assistência das ações produtivas do Projeto São José em diversas cadeias. Segundo o técnico do Projeto São José, Ilo Cavalcante, esse seminário representa uma aproximação entre a UPG São José com as associações e entidades assistidas pelo projeto. “Nosso intuito é, nesse encontro, construir um plano de ação montado em conjunto com todos os representantes, para saber os potenciais de cada um e o que pode ser explorado”.
A Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, EloAmigo, é uma das empresas contratadas para fazer assistência técnica dos projetos produtivos. “Prestamos assistência para 11 comunidades do Cariri e Centro Sul, já estamos com 6 contratos assinados o que é uma grande oportunidade de apoiar a parceria do Governo do Estado com as comunidades, com a inclusão de projetos produtivos e assistência técnica”, comemorou o representante do EloAmigo Christian Arruda, que compareceu ao seminário para aprender a metodologia aplicada pela Fundação Mundukide.
Durante o seminário aconteceu a apresentação do modelo de gestão e ferramentas gerenciais adotada pela fundação Internacional Mundikide pelo coordenador dos programas do Brasil da Mundukide, José Luiz Lejardi. O objetivo do encontro foi planejar as cooperativas dos movimentos sociais dentro do Projeto São José e trabalhar com as empresas de Ater disseminando a metodologia do Mundukide para os projetos produtivos.
Até o momento, 20 empresas de Ater já foram formalizadas para o processo de assistência técnica do São José III. Outras empresas ainda serão formalizadas posteriormente.
Mundukide
A Fundação Mundukide, representante da Mondragon para os países do Sul, surgiu em 1999 com a missão de partilhar experiências e know-how mobilizando a solidariedade do mundo do trabalho cooperativo. O objetivo é promover o desenvolvimento autogerido e integral baseado e orientado a partir dos valores de solidariedade, trabalho e transformação social.
A atividade no Brasil se inicia no Paraná, em 2008, com o Programa Cantuquiriguaçu, com a colaboração do Movimento dos Sem Terra e da Faculdade de Ciências e Humanas e Educação HIHEZI, especializada em inovação educativa, comunicação e cooperativismo. Dentre os resultados estão a implementação de um Plano de Gestão e a formação de 20 educandos em Tecnologia de Gestão de Cooperativas.
Atualmente, a Fundação Mundike também desempenha atividades nos estados de Sergipe, desenvolvendo um Curso Informal em Gestão de Cooperativas para 40 alunos, integrado com programas de assessoramento para as cooperativas do movimento; e Rio Grande do Sul, realizando assistência técnica para as cooperativas dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (COOTAP) e Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (COOPAN).
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br