Entregues 213 títulos de terra em Quixeré
26 de fevereiro de 2018 - 08:55
Somente nos dois primeiros meses de 2018 já foram entregues 2.380 títulos em 10 municípios A próxima entrega ocorre em Jijoca de Jericoacoara
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace) entregaram na última sexta-feira (23) 213 títulos a agricultores familiares de Quixeré. A solenidade contou com a presença do prefeito Francisco Raimundo Santiago “Bessa”, do delegado Secretaria Especial de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead), Rosilônio Magalhães, do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Marcos Cals, e da deputada estadual Aderlânia Noronha.
“Quando não tinha terra, o agricultor chegava no banco e o gerente baixava os olhos porque sabia que não tinha negócio. Agora, com o título em mãos, vocês podem colocar esse papel na mesa do gerente, bater no peito e dizer: está aqui o meu título de terra”, agradeceu ao governador Camilo Santana e ao secretário Dedé Teixeira ao comentar a oportunidade de novos negócios para os produtores rurais do município.
Somente nos dois primeiros meses de 2018 já foram entregues 2.380 títulos em 10 municípios. A meta, de acordo com o superintendente do Idace Cirilo Pimenta, é beneficiar com a política pública 16.769 agricultores familiares até o final do ano. “O governador Camilo Santana já iniciou a desapropriação de 10 propriedades nos últimos doze meses. Dessas, quatro já estão inclusive pagas e prontas para entrega, enquanto outras 6 serão desapropriadas o mais rápido possível”, anunciou Cirilo.
Em seu discurso, o secretário Dedé Teixeira destacou a fertilidade dos terrenos do Vale do Jaguaribe e a importância da segurança jurídica que o documento traz para os agricultores familiares. “Esse é mais um reconhecimento que o governador Camilo Santana traz para essas famílias e um incentivo para que elas continuem impulsionando o PIB estadual e a economia regional”, disse. “Iremos continuar trabalhando e queremos universalizar a terra em todo Ceará”, garante.
Também participaram da solenidade os vice-prefeitos de Quixeré, Carlos Dalberto “(Betinha”), e de Russas, Gerardo Magela; o secretário municipal de Agricultura de Quixeré, Raimundo Ivo Sobrinho; o presidente da Câmara Municipal, o vereador João Batista de Araújo.
Além destes, o coordenador regional da Fetraece, José Miramar Muniz (“Bira”); o gerente do escritório regional da Ematerce, Antônio Oliveira de Almeida; a primeira-dama Maria Eliete Fernandes e o representante da Secretaria de Fazenda do Estado do Ceará, Teobaldo Muniz.
Promessas antigas, realização nova
Muita gente já até passou a perna com a promessa de regularizar a terra da agricultora aposentada Antônio Deijacira de Lima. Agora, com o título entregue pelo Governo do Ceará, Deijacira promete confrontar alguns de seus algozes do passado com a conquista que é, sim, fruto de uma herança deixada pelos pais dela e dos 50 anos morando ali.
A mãe de apenas uma filha, que mora em Caucaia, se emociona ao comentar como construiu a própria casinha com o dinheiro suado da Cascaju Agroindustrial S.A. e tem o sonho que o terreno de 0,67 hectares vá parar nas mãos do neto. “Ave Maria, é uma felicidade só isso aqui. A gente não paga nunca um benefício desse”, reconhece.
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br