SDA recebe exposição e debate sobre a situação das mulheres no semiárido

22 de março de 2018 - 12:33

Evento debateu o preconceito sofrido por mulheres no ambiente doméstico e também nas relações de trabalho. Para além da violência física, é preciso empoderar as mulheres do campo social e economicamente, aborda coordenadora Íris Tavares

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) recebeu uma exposição e um debate sobre a situação das mulheres no semiárido cearense. O evento, promovido pelo Projeto Paulo Freire e pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), marcou as comemorações do Mês da Mulher e expôs ao público a vida e o cotidiano de “mães solteiras”, rezadeiras, quilombolas, lésbicas, indígenas, pescadoras, além de agricultoras de todas as faixas etárias.

Ao todo, 33 personagens emprestam as próprias imagens e história para retratar as opressões vivenciadas no sertão cearense. “São figuras que enfrentam diversas formas de violência, para além da física, como também outras formas de violências simbólicas: na divisão das tarefas de casa, no tempo com as crianças, dentre tantas outras. E o trabalho do Paulo Freire é também empoderá-las e proporcionar a mudança nesse ambiente”, frisou o secretário-executivo Felipe Pinheiro ao elogiar a exposição da fotógrafa Alice Oliveira.

Na visão da mesa de debates, para além das questões culturais de uma sociedade patriarcal e machista, o Projeto Paulo Freire evidencia as diferentes contradições e preconceitos no espaço do trabalho, onde o local de produção das mulheres costumeiramente são os quintais de casa, enquanto o dos homens é a pecuária e a lavoura. “Muitas vezes, por conta desse espaço reduzido, essas mulheres sequer se reconhecem como agricultoras, mesmo contribuindo com a renda da família”, relata a coordenadora do Projeto Paulo Freire Íris Tavares.

Também participaram do debate a professora da Universidade Federal do Ceará, Gema Galgani; a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Camila Silveira; a coordenadora da ASA Brasil, Cristina Nascimento; além de representes da Fetraece, MST e quilombolas.

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão – andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br