Assembleia sedia lançamento da II Conferência da Caatinga
26 de março de 2018 - 09:44
A Assembleia Legislativa do Ceará sediará, nessa terça-feira (260 o lançamento da II Conferência da Caatinga: Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, com a promoção do Conselho de Altos Estudos, da Assembleia Legislativa do Ceará (ALCE), com apoio do Governo do Estado do Ceará. A solenidade acontecerá no auditório Murilo Aguiar, às 15h, e contará com representações públicas, privadas e da sociedade civil organizada.
A I Conferência da Caatinga aconteceu em 2012 como um dos eventos preparatórios à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20. Um dos resultados da I Conferência da Caatinga foi a Carta de Fortaleza (A Caatinga na Rio+20) contendo dezenas de compromissos firmados pelos Estados que têm em seu território esse bioma singular. Á época, estava sendo desenvolvido, nos Estados do Ceará e da Bahia, o Projeto Mata Branca (Projeto de Conservação e Gestão Sustentável do Bioma Caatinga), financiado pelo GEF (Global Environment Facility), do Banco Mundial.
O resultado das discussões foi consolidado em um documento intitulado Declaração da Caatinga, que formalizou os compromissos assumidos pelos governos, parlamentos, setor privado, terceiro setor, movimentos sociais, comunidade acadêmica e entidades de pesquisa para a promoção do desenvolvimento sustentável desse bioma.
Este ano, a II Conferência da Caatinga , que deve ser realizada entre os dias 19 e 21 de junho de 2018, tem por objetivo:
– dar continuidade ao processo de articulação interinstitucional.
– avaliar os avanços e desafios estabelecidos como compromissos assumidos na I Conferência da Caatinga.
– definir estratégias e compromissos que promovam o desenvolvimento humano e a sustentabilidade no território da Caatinga.
Para o secretário Dedé Teixeira a caatinga como maior bioma da região Nordeste e único exclusivamente brasileiro deve ser estudado afim de serem criadas diversas políticas públicas. “A II Conferência terá o tema “Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade” que são pontos que não podem ser nunca deixados de lado, ao contrário, precisam de um impacto grande para gerar criação de oportunidades”.
A II Conferência vai contar com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Recursos Hídricos, Semace, UFC, URCA, UVA, Senae, Associação Caatinga, Instituto Nordeste XXI, Conselho de Altos Estudos, Dnocs e Assembleia Legislativa.
Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br
André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br