Canindé: 98 famílias beneficiadas com abastecimento d´água
28 de março de 2018 - 12:12
Luta coletiva das comunidades São Miguel e Ipueira das Vaca se torna realidade. O próximo passo é ampliar o abastecimento d´água para comunidades vizinhos
O Governo do Ceará, através do secretário do Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira, entregou na última segunda-feira (26) mais um sistema de abastecimento d´água no município de Canindé. Ao todo, 98 famílias das comunidades São Miguel e Ipueira da Vaca foram atendidas com a obra do Projeto São José no valor de R$ 779.274,04. “Camilo, estamos satisfeitos. Você, sendo filho do Eudoro e da Emengarda, vem sendo o governador que nós esperávamos”, enviou a sua mensagem, sem deixar de sonhar com o título da terra para as famílias, o Padre Moacir.
Mais cedo, o secretário Dedé Teixeira esteve no Centro de Treinamento de Canindé para debater a legalização do sistema de vigilância sanitária municipal (SIM) e sobre o programa Fomento Mulher. A participação do titular da pasta foi um pedido do vereador Ilomar Vasconcelos, que enfatizou a importância da iniciativa para promoção da agricultura familiar. “Esse é um momento favorável para a ocupação de espaços nos mercados e nas escolas, uma vez que, por lei, 30% da merenda escolar precisa vir da agricultura familiar”, frisou a importância do marco legal para o impulso no setor.
“Estamos entregando aqui aquilo que é o nosso dever, que é a água tratada e de qualidade para essas famílias. Por isso, o nosso governador não cansa de enfatizar para estarmos presentes no dia a dia das comunidades e atendermos os sonhos de gerações e mais gerações. E é o que temos realizado à frente da Secretaria do Desenvolvimento Agrário: trabalho e muita disposição para atender os pedidos do homem e da mulher do campo”, enfatizou o secretário Dedé Teixeira.
Somente nos últimos três anos, de acordo com levantamento do Projeto São José, foram entregues cinco sistemas de abastecimento d´água a XX famílias da zona rural de Canindé. O investimento de R$ 1.574.028,35.
Mais tempo para família
O agricultor Antônio Rodrigues da Silva vive há 81 anos na comunidade Ipueira das Vacas e comemorou a chegada da água na torneira. Casado há 54 anos com D. Raimunda Santos Silva, a “Mundica”, ele conta que as estratégias para garantir que a água chegasse dentro de casa foram muitas: água de cacimba, carregar balde, carro-pipia e até um dessalinizador instalado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos na localidade.
Questionado se, agora coma nova conquista, as atividades da casa deram uma trégua e pode dedicar mais atenção à esposa, Seu Antônio agradece soltando uma piada sobre como tem sido os próprios dias. “(Agora) A gente passa o dia inteiro trabalhando e quando chega em casa trabalha (junto a mulher)”, brinca exagerando nas sílabas das palavras.
Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br
Marina Filgueiras – marina.filgueiras@sda.ce.gov.br