Projeto São José e Agropolos entregam mudas nativas e recuperam área degradada em Jaguaruana
5 de abril de 2018 - 17:21
Município do Litoral Leste foi o primeiro a receber a ação que é uma das metas do indicador ambiental apontado pelo Banco Mundial. Objetivo é recuperar 321.196.86 m2 em todo Estado do Ceará
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto São José III, entregou, no último dia 04 de abril, 1.600 mudas nativas à comunidade Campo Grande, localizada no município de Jaguaruana, no território do Vale do Jaguaribe. A ação, uma contrapartida da Associação Comunitária Sagrado Coração de Jesus de Borges, em relação à entrega de sistema de um abastecimento d´água para comunidade, visa recuperar uma área de 5.190 m2 num dos braços do rio Jaguaribe.
A ação é uma das metas do indicador ambiental apontado pelo Banco Mundial e pretende recuperar 321.196,86 m2 em 34 municípios do Estado do Ceará. A prioridade é recuperar áreas próximas a mananciais, matas ciliares e nascentes, com a finalidade de melhorar a qualidade ambiental do ecossistema local, manter os recursos naturais para sobrevivência do homem do campo, dos animais e de aumentar a responsabilidade ambiental das comunidades.
Outros critérios utilizados na escolha das áreas consideram condições as mínimas de umidade do solo para recepção das mudas, que em grande parte são de Anjico, Jurema, Pau d´Arco e Carnaúba.
Participaram da ação os assessores de gestão ambiental do PSJIII Francisco José Freire, Rosana Pereira, Álvaro Dourado, Mayra Aguiar, e os técnicos de campo do PSJIII Valderez Silva, Claudiana Araújo, Rozana Lima, Jacineudo Falcão, Rosane Taveira, Venâncio Vieira e Maria de Macedo.
Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br