Projeto São José entrega 1.600 mudas nativas em Piquet Carneiro

24 de abril de 2018 - 14:00

Nona entrega de mudas recupera 6 mil m2 em área de preservação ambiental e preservação permanente. Contrapartida ambiental já entregou 14.400 mudas nos municípios de Beberibe, Jaguaruana, Russas e Ocara

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Projeto São José, entrega na manhã da próxima quinta-feira (26), 1.600 mudas nativas na comunidade Maniçoba, no município de Piquet Carneiro. A nona entrega de mudas pelo São José em 2018 é uma contrapartida ambiental da Associação dos Trabalhadores Rurais da Região de Maniçoba à instalação de um sistema de abastecimento d´água e uma das exigências da meta do componente ambiental Banco Mundial.

A ação do Projeto São José já entregou 14.400 mudas nativas nos municípios de Beberibe, Jaguaruana, Russas e Ocara. A previsão é recuperar 321.196,86 m2 em 34 municípios do Estado do Ceará. A prioridade, explica o coordenador do componente ambiental do Projeto São José, Franzé Freire, é recuperar áreas próximas a mananciais, matas ciliares e nascentes, com a finalidade de melhorar a qualidade ambiental do ecossistema local, manter os recursos naturais para sobrevivência do homem do campo, dos animais e aumentar a responsabilidade ambiental das comunidades.

O evento está marcado para ter início às 8h, quando os moradores da comunidade recebem em mãos as 1.600 mudas. A partir daí, com o apoio da Prefeitura Municipal de Piquet Carneiro, os agricultores familiares obedecem as diretrizes a respeito do distanciamento entre uma muda e outra, plantio, adubação, dentre outras variáveis. “Os tratos culturais também estão sendo repassados para essas comunidades, inclusive com capacitações dinâmicas e rápidas, até mesmo porque nosso público são de agricultores familiares e já possuem noção de plantio e de controle de pragas”, explica Franzé.

Com a ação na comunidade Maniçoba, estão sendo recuperados 0,6 hectare em área de preservação ambiental e preservação permanente (topos de serras, margens de poços e nascentes de rios). “Nós priorizamos espécies nativas porque não conseguiríamos uma recuperação bem-sucedida com espécies exóticas, além de mantermos a resiliência ambiental e fazermos com que o bioma caatinga se torne mais propício para toda a diversidade natural”, completa. A previsão é que em cerca de cinco anos, desde que a comunidade cumpra seu papel de proteger e cuidar da área cultivada, a comunidade apresente um novo retrato.

SERVIÇO

Entrega de mudas nativas pelo Projeto São José em Piquet Carneiro
Local: Comunidade Maniçoba – Piquet Carneiro
Horário: 8h

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário

André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br