Comunidades são beneficiadas com sistemas de abastecimento d’água em Baturité e Capistrano

29 de abril de 2018 - 16:50

A região do Maciço de Baturité recebeu, na tarde desta sexta-feira (27), a visita de uma comitiva do Governo do Ceará, formada pelo secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil e Abelardo Camurça, coordenador do Programa Água para Todos, que no ato, representou De Assis Diniz, titular da pasta estadual do Desenvolvimento Agrário. Participaram do evento demais autoridades locais. Em pauta, a entrega de três sistemas de abastecimento d’água e de esgotamentos sanitários para as comunidades de Carqueija dos Sabino Mota, em Capistrano e comunidades de São Benedito e Jesuíta, em Baturité.

Recebido de uma forma calorosa pelos moradores do Maciço, Nelson Martins, que, na ocasião, representou o governador Camilo Santana, demonstrou entusiasmo em beneficiar as famílias locais. “Estivemos hoje, inaugurando sistemas de abastecimento em Capistrano e Baturité. Considerando somente os investimentos em recursos hídricos nesses municípios, nós temos aí um montante aproximado de R$ 17 milhões. Somente em Capistrano, já foram instaladas 1800 cisternas, num investimento de cerca de R$ 12 milhões. Em Baturité, nós temos um projeto de fruticultura, na comunidade de Sítio Jordão, com um investimento de R$ 419 mil”, destacou.

“Essas obras de segurança hídrica são obras importantes para as comunidades rurais, que passam a ter muito mais qualidade de vida, com água tratada em casa”, concluiu Martins.

Os prefeitos

“Eu queria parabenizar a comunidade de Carqueija pela conquista desses sistemas de abastecimentos d’água e banheiros, uma necessidade que a comunidade tem há bastante tempo”, relatou Inês de Oliveira, prefeita de Capistrano.

O prefeito de Baturité, Assis Arruda, agradeceu pela conquista. “Era um compromisso que a gente tinha, junto com o Governo do Estado. Graças a Deus hoje estamos entregando para o nosso povo, cumprindo esse compromisso”,

O investimento

Os três sistemas de abastecimento d´água beneficiam 422 famílias das comunidades das comunidades de São Benedito, Jesuíta e Carqueija dos Sabino Mota. O investimento na segurança hídrica das comunidades rurais é de R$ 2.059.776,46.

São dois sistemas de abastecimento d´água e esgotamentos sanitários na comunidade Carqueija dos Sabino Mota, em Capistrano, dentro do Projeto São José, atendendo a 344 famílias, com investimento de R$ 1.824.079,00 e outro sistema de abastecimento d´água para as comunidades de São Benedito e Jesuítas, no município de Baturité, beneficiando 78 famílias, com o investimento de R$ 235.697,46, este com recursos do Governo do Ceará e do Ministério da Integração Nacional.

População beneficiada

Aos 65 anos, o sr Osvaldinho, presidente da Associação Comunitária de Carqueija, contou que “foi com muito esforço e sacrifício que foi conseguido esse projeto. Nós lutamos e hoje conseguimos esse líquido precioso, que é a água”, comemorou o agricultor.

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário
André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br