SDA e Prefeitura de Palmácia entregam certificados à agricultores familiares

5 de maio de 2018 - 14:04 # # # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Agricultor exite Certificado de Organização de Controle Social Palmácia Saudável

O secretário do Desenvolvimento Agrário Francisco de Assis Diniz e o prefeito Davi Campos entregaram Certificados de Organização de Controle Social Palmácia Saudável no último sábado (5). A cerimônia, na feira da cidade, com as barracas entregues pela Secretaria no ano passado, contou com a presença do presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) Antônio Amorim e representa o reconhecimento do trabalho do homem e da mulher do campo.

“Esse selo vai comprovar que são alimentos orgânicos, sem nenhum defensor agrícola, e valorizar ainda mais os produtos de todos vocês. Com o selo, vocês vão poder os alimentos que produzem com um preço ainda melhor, aqui em Palmácia, mas também em outras regiões do Estado do Ceará”, discursou o prefeito. “Esse é um primeiro passo, embora seja de muita importância porque vocês poderão ofertar os produtos orgânicos de vocês às redes de supermercados sem correrem o risco deles serem recolhidos”, completou Amorim.

De Assis Diniz e prefeito entregam nas mãos de agricultor o Certificado de Organização de Controle Social Palmácia Saudável

Organização de Controle Social, a OCS, é uma denominação de um grupo de pessoas, associação, cooperativa ou consórcio, com ou sem personalidade jurídica, de agricultores familiares, que geram credibilidade com um fim específico. É organizada a partir de interação de pessoas ou organizações e sustentada pela participação, comprometimento, transparência e confiança de todos participantes.

Para que este grupo seja reconhecido como OCS é necessário que os produtores familiares estejam, obrigatoriamente, cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). “Essa conquista, como as quinze barracas que hoje vocês usam na feira, não é uma realização minha, que assumi há pouco mais de uma semana a SDA, mas representam o compromisso do nosso governador com os agricultores da Palmácia”, discursou o secretário.

“Os trabalhadores rurais merecem um olhar diferenciado, porque possuem muita dificuldade em produzir e se organizar, como também têm muita disposição para produzir”, concluiu De Assis Diniz.

No mesmo dia, o secretário de Desenvolvimento Agrário e o prefeito visitaram o balneário da cidade e a Açude Germinal, inaugurada no ano passado. O Germinal, com capacidade para 2.1 milhões de metros cúbicos de água, barra o Rio Pacoti a montante da confluência com o Rio Salgado, O lago do açude tem cerca de 24,5 hectares. O reservatório, construído pelo Governo do Ceará com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC/Estiagem), sangrou com as chuvas do início de maio passado, antes mesmo de ser concluído e inaugurado.