Banco Mundial encerra missão e avalia resultados atingidos pelo Projeto São José

11 de maio de 2018 - 11:02 # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Secretário Zé Leite e Wilson Brandão com representantes do banco mundial sentados vendo apresentação da visita

O Banco Mundial concluiu, nesta sexta-feira (11), mais uma missão junto ao corpo técnico do Projeto São José. Em reunião na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a representante da instituição financeira internacional, Barbara Farinelli, apresentou uma mensagem ao secretário-adjunto Wilson Brandão, ao secretário-executivo José Leite Gonçalves e ao coordenador do PSJ Lafayete Almeida, em que reforçam a importância de manter um ritmo intenso de implementação do projeto e solicitam o envio de uma proposta inicial para segunda etapa do projeto, no valor de mais U$S 150 milhões.

O principal destaque na execução do PSJ ficou por conta dos avanços do componente Inclusão Econômica (Componente 1) entre a última missão do banco, no ano passado, e o período atual. Outros pontos elogiados pelo Banco Mundial foram: em torno de 90% das licitações foram concluídas, a maioria das licenças ambientais foi concluída e as capacitações estão acontecendo de forma sistemática. Dentre os desafios, Farinelli alertou sobre o aumento expressivo do volume de trabalho devido a implementação dos planos de negócios (Componente 3 – Fortalecimento Institucional e Gestão do Projeto).

As próximas missões ocorrem entre os dias 4 e 8 de junho, em Brasília, para acordar a estratégia do novo acordo de empréstimo envolvendo o Banco Mundial e o Governo do Ceará, e, na segunda quinzena de junho, em Fortaleza, para supervisionar licitações e aquisições do projeto atual. Entre 13 e 14 de setembro, está prevista a missão de preparação do novo projeto, em Fortaleza, e entre 5 e 9 de novembro será realizada mais uma missão de supervisão do projeto atual.