Groaíras comemora 61 anos com entrega de trator pelo Projeto São José

23 de maio de 2018 - 15:00 # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Agricultor possa para foto com paisagem de fim de tarde

Apenas 20 agricultores familiares compõem a Associação Comunitária dos Pequenos Agricultores do Capim I e, se a disposição para trabalhar é imensa, a capacidade de produzir ainda é relativamente pequena. “Ainda ando planto bastante e capino no manual. Os tocos (de árvores) a gente arranca só aqueles que é mais maneiro, por conta da raiz que é mais rasa, os outros a gente não tem condição de arrancar”, relata o agricultor familiar Canuto Rodrigues de Assis, de 67 anos.

Com as chaves do trator do Projeto São José em mãos, o plano do presidente da associação comunitária é construir um abrigo que conserve o equipamento e capacitar um dos associados a operar a máquina. “Nós temos na nossa associação uma sedezinha que nem terminemo ainda de construir, mas lá as portas são estreitas. Falta fazer um portão porque até agora estávamos preocupados com a colheita desse ano”, completa o agricultor.

Presidente da Câmara Municipal, Pedro Alves Neto, fala aos presentes

Para melhorar a produção agrícola e ajudar o pequeno agricultor a crescer, o Governo do Ceará entregou na noite da última terça-feira (22) um trator Massey Fergunson à comunidade Capim I. O evento no Centro Cultural João Batista Feijão marcou o início das comemorações dos 61 anos de Groaíras e contou as participações do secretário-chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e do secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, além do presidente da Câmara Municipal, Pedro Alves Neto, e o secretário de Agricultura, Aquicultura, Pesca e Meio Ambiente, Bené de Lima.

“Estou muito emocionado com a nossa festa de aniversário e a presença do secretariado do Governo do Ceará engrandece muito o nosso município. Estamos hoje aqui para agradecer o muito que os senhores, em nome do governador Camilo Santana, têm realizado pela nossa população e pedir ainda mais em nome do homem do campo do nosso município”, saudou o prefeito Wellington Vasques.

Secretário De Assis Diniz de vermelho fala aos presentes

Na opinião do secretário De Assis Diniz, o equipamento adquirido com recursos do Projeto São José garante condições para que os projetos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) alcancem maior êxito e tragam mais crescimento para os municípios. “Estaremos anunciando ainda nesta semana a construção de mais cisternas para os agricultores familiares e, aqui, em Groaíras são 100 famílias atendidas por essa política que dá acesso à primeira água”, anunciou.

“Havíamos garantido a entrega de um tanque de esfriamento no dia de hoje. Entretanto, ele ainda não pode chegar, sem que antes a rota do caminhão do Programa de Aquisição de Leite (PAA Leite) fosse adequada para atender o município de Groaíras. O tanque de resfriamento está garantido e, na hora que rota esteja traçada, ele será entregue a todos vocês, garantindo trabalho e renda para os agricultores familiares”, justificou.

Secretário Nelson Martins, de cinza, fala aos presentes

Somente por meio do Programa Água Para Todos, informou o secretário Nelson Martins, o Governo do Ceará já entregou 533 sistemas de abastecimento d´água nos últimos três anos a comunidades rurais. “O Governo do Ceará dispõe, somente para a área da agricultura familiar, cerca de R$ 2 bilhões garantidos para que o desenvolvimento agrário não falte ao homem e a mulher do campo”, frisou o futuro do desenvolvimento agrário no Estado.

“São pelo menos R$ 400 milhões assegurados junto ao Banco Mundial para a nova etapa do Projeto São José III, que vai investir em abastecimento d´água e projetos produtivos, e em torno de R$ 370 milhões junto ao FIDA (Fundo Internacional para o Desenvolvimento da Agricultura) pelo Projeto Paulo Freire, no combate à extrema pobreza”, traçou algumas das perspectivas para o futuro o secretário Nelson Martins.