Projeto Paulo Freire realiza encontros preparatórios para Festivais de Juventudes do Semiárido

25 de maio de 2018 - 15:10 # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

pessoas sentadas em circulo convesando

Cerca de 140 jovens representantes dos 31 municípios beneficiários e equipes técnicas das entidades do Projeto Paulo Freire estiveram reunidas de 21 a 23 de maio, nos territórios do Cariri Oeste, Inhamuns e Sobral, para dialogar sobre as potencialidades e desafios das juventudes do campo. Além dos debates, a proposta do encontro foi identificar elementos de base para formatação dos Festivais de Juventudes do Semiárido nos territórios de abrangência do PPF.

O percurso criativo teve uma média de 35 jovens por encontro, somando um total de 140 participantes, sendo destes 25 jovens por território, que levantaram questões do universo rural que fazem com que a juventude permaneça no campo e tenha qualidade de vida, acessando a terra e linhas de financiamento para o desenvolvimento local. Os espaços de debate trouxeram algumas temáticas que as juventudes destacam como relevantes: identidade, gênero, esporte e lazer, convivência com o Semiárido, agroecologia, sexualidade, racismo, cultura, diversidade, educação contextualiza, políticas públicas, comunicação popular e geração de renda. O espaço possibilitou ainda levantar questões do contexto local e da conjuntura do estado e do país que impactam diretamente na vida das juventudes do campo.

A partir da identificação das temáticas o encontro resultou na criação de uma Comissão Organizadora Local do Festival de Juventudes. Com representação na sua grande maioria de jovens, a comissão formatará os eixos temáticos, atividades e logística para realização do evento. A comissão realizará encontros locais para planejar e encaminhar as demandas para realização dos Festivais.

Encontros territoriais

Os Encontros Territoriais de Juventudes do Semiárido é uma iniciativa do Projeto Paulo Freire por meio das ações de Juventudes e Comunicação Popular em parceria com as entidades de Assessoria Técnica Contínua, Políticas Públicas e movimentos sociais. Os encontros resultarão nos Festivais de Juventudes com previsão para acontecer no mês de julho em cada um dos territórios de abrangência do PPF.

Os encontros tiveram a representação de juventudes de Antonina do Norte, Assaré, Altaneira, Araripe, Campos Sales, Potengi, Tarrafas, Nova Olinda, Salitre e Santana do Cariri (Cariri Oeste), Tauá, Arneiroz, Aiuaba, Parambu e Quiterianópolis (Inhamuns), Ipueiras, Hidrolândia, Pires Ferreira, Varjota, Graça, Reriutaba e Pacujá (Sobral II) e Irauçuba, Frecheirinha, Coreaú, Moraújo. Mucambo, Massapê e Senador Sá.

Participaram ainda técnicas e técnicos das entidades Flor do Piqui, Cactus, Cáritas Diocesana de Crateús, Assocene, Cealtru, Instituto Antônio Conselheiro (IAC) e CETRA e dos movimentos sociais da Fetraece, Levante Popular da Juventude, Núcleo Popular e Pastoral da Juventude do Meio Popular.