Programa Nacional de Habitação Rural entrega 41 moradias no Crato

2 de junho de 2018 - 14:00 # # # # # # # # # # # # # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, e o prefeito José Ailton Brasil participaram na última quinta-feira (31), feriado de Corpus Christi, da entrega de 41 moradias no Sítio Baixa do Maracujá, no município do Crato. As unidades habitacionais foram construídas com recursos do governo federal, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em parceria com o Instituto Flor do Piqui.

Foram beneficiadas com habitações as seguintes comunidades do distrito de Santa Fé: Sítio Páscoa (12 casas), Bebida Nova (6 casas), Cruzeiro (2 casas), Baixa do Maracujá (3 casas), Vila Nova (10 casas), Caldeirão (3 casas) e Santa Rosa (5 casas). “O homem do campo sempre é o mais sofrido e cobrado, mas graças à iniciativa das políticas sociais criadas por governos anteriores estamos mudando a realidade de 41 famílias que tinham uma casa de taipa e hoje recebem uma casa de tijolo”, discursou o prefeito.

“A partir de agosto, estaremos trabalhando para que o Parque de Exposição seja o palco de grandes feiras: uma feira de criadores e de animais, embora também da agricultura familiar e do artesanato, para que o pequeno produtor leve semanalmente os seus produtos sem a necessidade de recorrer ao atravessador”, antecipou Zé Ailton ressaltando o trabalho da prefeitura na recuperação das estradas vicinais.

Na solenidade, o secretário De Assis Diniz destacou o esforço do Governo do Ceará em levar mais cidadania e dignidade ao homem e a mulher do campo. “Somente na Baixa do Maracujá, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto São José, vem implantando um sistema de abastecimento d´água que beneficiará 150 famílias com um investimento de cerca de R$ 600 milhões e, muito em breve, estaremos aqui para inaugurá-lo”, declarou.

“O Projeto São José está prestes a ser repactuado junto ao Banco Mundial. Estaremos no próximo dia 4 em Brasília para tratarmos da ampliação desse projeto, em seus componentes água e projetos produtivos, e também o Governo do Ceará num período bem próximo estará ampliando o Projeto Paulo Freire para atendermos as mais municípios do Cariri”, antecipou.

Também participaram da solenidade o deputado federal José Guimarães, o vereador Pedro Lobo e a direção do Instituto Flor do Piqui, representado por Wilton Alves e Vanda Roseno, além de representantes das comunidades beneficiadas.