Russas promove a Feira Agropecuária da Agricultura Familiar

4 de junho de 2018 - 14:00 # # # # # # # # #

Ascom | André Gurjão andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O município de Russas sediou, neste final de semana último, 02 e 03 de junho, a Feira Agropecuária da Agricultura Familiar de Russas, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura. Segundo o secretário de Agricultura do município, Nilson Mendonça, a realização da feira é uma retomada de um grande trabalho após vários anos de seca em todo o estado.

Prefeito de Russas perfilado para o hino nacional

“Já promovíamos a feira em anos anteriores, mas tivemos muitos problemas para dá continuidade em razão dos poucos recursos e da estiagem prolongada. Esperamos, agora, que não haja mais interrupção e todos os anos os produtores possam contar com esse espaço para seus negócios”, explicou o secretário destacando a participação de 55 produtores durante os dois de evento.

A realização da feira é do Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã, com patrocínio do Governo do Estado do Ceará e Instituto Agropolos, colaboração do Governo Municipal de Russas e apoio da Ematerce. O objetivo é garantir a comercialização dos produtos agropecuários de Russas, bem como fortalecer a economia local e do Vale do Jaguaribe.

A Feira da Agropecuária da Agricultura Familiar contou, ainda, com a realização da feira de negócios, comercialização de comidas típicas, artesanato, estandes de insumos e suplementos agrícolas para diversos setores, exposição e venda de animais e palestras.

Conhecimento

No ciclo de conferências, foram abordados temas como Abelhas e Agricultura, Moringa Oleífera e Palma Forrageira, Silagem e Cooperativismo: a importância da estratégia alimentar no período de estiagem e Linhas de Crédito e Renegociação de Dívidas.

Além do secretário municipal de Agricultura, participaram da abertura do evento o prefeito de Russas Weber Araújo, representante do Banco do Nordeste (BNB), Tarcisio de Paiva, gerente local da Ematerce, em Russas e representante do Instituto de Desenvolvimento e Formação Cidadã.

Animais distribuídos nos expositores

Antes mesmo da abertura do evento, produtores já comercializam e apresentavam os principais produtos ao público e a agricultores familiares de outros municípios da região e locais. Foi o que aconteceu na exposição de animais Ovinocaprinos, onde um bezerro caprino de cerca de 10 quilos foi comercializado a R$60.

“Aqui é muito bom, porque além de fazer o negócio, podemos fazer contatos com outros produtores, ampliar os contatos, discutir preços, outras formas de ampliar parcerias”, contou o produtor José de Oliveira, criador de ovinocaprino do município de Jaguaruana.

Com informações de Ascom Ematerce