Mais nove municípios cearenses recebem tratores pelo Projeto São José III

7 de junho de 2018 - 13:30 # # # # # # # # # # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Secretário Nelson Martins entrega documentação para beneficiário
O Governo do Ceará, através do secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, e do diretor financeiro da Ematerce, Inácio Mariano, entregaram, na última quarta-feira (6), mais 14 tratores do projeto de mecanização agrícola do Projeto São José III. As entregas ocorreram nos municípios de Barreira, no Ginásio Aquino Moura, e de Ocara, em frente à Prefeitura Municipal, contando a presença de prefeitos, deputados estaduais, vereadores e secretários municipais.

Essa foi a quarta entrega do Projeto São José.  A primeira ocorreu no município de Campos Sales e atendeu a 21 comunidades rurais do Cariri Oeste. A segunda e a terceira atenderam, respectivamente, Groaíras (1 trator), e as regiões do Sertão Central e do Alto Vale do Jaguaribe, com a entrega de 14 tratores aos municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Itatira, Jaguaribe, Jaguaruana, Morada Nova, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim e Tabuleiro do Norte.

“Eu vou completar 55 anos no dia 22 de junho e esse trator é quase um presente para nós da comunidade.”, relata o presidente da Associação Comunitária Bola de Cima, Silveira Ferreira da Cruz. “Eu acredito que um trator desse chegando na comunidade só vai fazer crescer, porque ela já é um pouco grande e vai crescer (ainda) mais”. “Vai ser um sucesso: (chegando) um trator desse é como uma pessoa que tinha uma perna só e, com ele, conserta a outra”, afiança.

Secretário Nelson Martins assina documento para beneficiários

Na visão da prefeita Amália, os quatro tratores que chegam ao município de Ocara representam a realização de um sonho para 60% da população municipal, que vive na zona rural, e colaboraram com o desenvolvimento da cidade. “Ocara está muito satisfeita, a gente precisa dar uma cara nova a nossa cidade e só com a ajuda do governador pra gente fazer isso. Obrigado, governador Camilo Santana”, destacou a gestora que também recebeu do Governo do Ceará uma ordem de serviço do Programa Sinalize.

A ação do Departamento (Detran) será responsável pela recuperação da malha viária na área central de Ocara. Além das obras de pavimentação asfáltica, estão previstas ações nos eixos reordenamento do trânsito e sinalização vertical e horizontal. Segundo informações do secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, após a conclusão do programa em todo Estado do Ceará, está prevista uma segunda fase do Sinalize.

Desenvolvimento agrário

Representando o secretário do Desenvolvimento, o diretor financeiro da Ematerce, Inácio Mariano, lembrou a missão com a qual criada a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e o período em que Camilo Santana ocupou a titularidade da pasta, entre 2007 e 2010.

O diretor financeiro da Ematerce, Inácio Mariano discursa para o pública presente

“O governador adquiriu 180 máquinas distribuídas nos mais diversos municípios do Estado do Ceará. A região do Maciço do Baturité foi agraciada com seis desses tratores e, com certeza, (eles) irão contribuir com o desenvolvimento, as ações e os projetos voltados à agricultura familiar”, pontuou durante a entrega dos equipamentos para os municípios de Acarape, Barreira, Baturité, Maranguape e Redenção.

Visão estratégica

Em seu discurso, o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, destacou a continuidade dos investimentos do Governo do Ceará na área da agricultura familiar. “Todas essas políticas foram criadas na época do governador Cid Gomes e o (atual) governador Camilo era secretário do Desenvolvimento Agrário. Se tem uma equipe competente, preparada e comprometida é a equipe da SDA. Ali é um pessoal de primeira qualidade”, elogiou o trabalho realizado pela pasta.

Secretário Nelson Martins discursa para o público presente

“E o que me deixa mais feliz é que nós temos garantido R$ 2 bilhões para continuarmos fazendo trabalho da SDA e da Secretaria de Recursos Hídricos. São US$ 110 milhões pelo Projeto Paulo Freire (quase R$ 400 milhões) para (a implementação) de projetos protutivos. Esse Projeto abrangia 31 municípios e, agora, o governador ampliou para 64 municípios (o raio de atuação do Paulo Freire)”, explicou. “Pelo programa Água Para Todos, já implantamos 530 sistemas de abastecimento d´água e temos (ainda) 300 em execução para concluir e, agora estamos fazendo grande para conseguir mais R$ 144 milhões para continuarmos com o Água Para Todos”.

“Temos também o (Projeto) São José, que tem hoje US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 600 milhões), e a nossa equipe está hoje em Brasília para tratar de como ele será aplicado. Então, os nossos municípios podem preparar projetos produtivos e de abastecimento d´água que tem dinheiro para aplicar”

Quando setembro chegar

“E nós temos também dois projetos na área de Recursos Hídricos: 50 milhões de euros para manter todos esses sistemas de abastecimento d´água através do Sisar, ligado a Cagece, e, poucos dias atrás,  aprovamos um empréstimo junto ao Banco Mundial de US$ 250 milhões para um projeto que será uma marca na História do Ceará: o Projeto Malha d´Água”, citou projeto com custo previsto de R$ 5 bilhões e com a primeira etapa, no valor de R$ 1 bilhão, já garantida.

Secretário Nelson Martins disursa para o público presente

“Vocês sabem que a Transposição do São Francisco, se Deus quiser, e estamos muito confiantes nisso, até o final de agosto e início de setembro as águas chegam ao Estado do Ceará. Essa água chegando aqui você vai poder colocar em nossos grandes reservatórios e, a partir dali, terá uma rede adutoras (encanamento fechado) para distribuir essa água e a ideia é que a primeira região a ser atendida será o sertão central: vai pegar a região do Banabuiú, Quixadá, Quixeramobim, dentre outros municípios”, concluiu.