Projetos exitosos de cooperativas de agricultores familiares são destaques em reunião da CEDR

8 de junho de 2018 - 15:44 # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.gov.br

Publico presente atentos a apresentação no telão
A 28ª reunião da câmara técnica do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural (CEDR) atraiu a atenção de representes de instituições públicas e movimentos sociais, em nível municipal e estadual, na manhã desta sexta-feira (8), no auditório José Carlos Pessoa Martins, na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA).
Com o objetivo de traçar um panorama da situação atual e dos prognósticos do cenário de seca, o CEDR resolveu levantar o debate acerca do balanço prévio verificado nos municípios com projetos pilotos nas sete regiões mais vulneráveis ao quadro de seca para desenvolver a implantação de cooperativas de agricultores familiares  – Piquet Carneiro, Quixeramobim (Sertão Central), Campos Sales, Salitre (Cariri Oeste), Sobral (Sertões de Sobral), Irauçuba (Vale do Curu) e Tauá (Sertão dos Inhamuns).
Considerada a maior produtora de mandioca no Ceará com vistas a aumentar a escoação e comercialização, a cidade de Salitre no Cariri vê com bons olhos a criação da cooperativa e acredita que a viabilização do projeto deva respaldar a atividade dos agricultores. “Além do fortalecimento da cultura da mandioca, caprinos, ovinos, aves, – em que temos produção em grande escala – acredito que a gente consiga fortalecer a agricultura familiar com a cooperativa. Já trabalhamos há sete anos com grupos organizados de trabalhadores, são 87 no total, e já comercializamos um valor razoável para o escoamento desses produtos, então hoje esta pauta tornou-se uma necessidade imediata”, pontua a secretária de agricultura do município, Valquíria Oliveira.
A câmara técnica discutiu ainda as potencialidades e o fomento à agricultura familiar por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) ouvindo os coordenadores da Secretaria do Planejamento e Gestão, Valdir Augusto da Silva (Gestão de Compras) e da SDA, Eduardo Barbosa (Coordenadoria do Desenvolvimento Territorial e Combate a Pobreza Rural).
Para o coordenador da Câmara Técnica do CEDR, Josias Farias Neto, o saldo do encontro foi positivo pela apresentação de experiências exitosas nos municípios de Senador Pompeu, com a agricultura de subsistência e do Vale da Forquilha, do Projeto Pingo D’água, de hortifrutigranjeiros, que em breve deverão atingir em torno de quatro milhões de reais em vendas desses produtos. “Nossa intenção é a partir da próxima semana buscarmos uma proposta junto ao projeto Paulo Freire pelo apoio à construção participativa de cooperativas em cima de produtos oriundos da agricultura familiar com viabilidade econômica”, destacou.
Estiveram no encontro integrantes das associações Sítio Flores, Filho Barão, Baxio do Meio, Açude Tanquinho, Associação Comunitária N. S. da Conceição, Associação N. S de Fátima, Associação de Pescadores Caçapa, Xiquechique e Associação dos Apicultores de Quixeramobim.
O prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro, e representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Ceará (Consea),  Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) também participaram da reunião.