Em Crateús, governador Camilo Santana entrega tratores do Projeto São José

11 de junho de 2018 - 11:14 # # # # # # # # # # # # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br |André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O governador Camilo Santana entregou, na última sexta-feira (9), 13 tratores do Projeto São José em Crateús. A entrega dos projetos de mecanização agrícola, uma ação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), beneficiou, além de Crateús, os municípios de Hidrolândia, Independência, Ipueiras, Monsenhor Tabosa e Tamboril. O investimento com a aquisição dos equipamentos foi da ordem de R$ 1.370.600.

Na mesma solenidade, Camilo assinou a ordem de serviço para a recuperação da Estrada dos Tucuns (CE-469), entregou o videomonitoramento para a cidade-pólo da região, anunciou a implantação do programa Sinalize e a construção de uma praça do programa Mais Infância. “Muita gente dizia que essa obra não iria sair. Vamos deixar ela bonita, alargada, com segurança para circulação de caminhões”, comentou o governador.

Essa foi a sexta entrega de tratores do projeto de mecanização agrícola. As demais entregas aconteceram em Campos Sales (21 tratores), Groaíras (1), Quixadá (21), Barreira (6) e Ocara (8), totalizando 70 equipamentos entregues a comunidades rurais em 30 municípios. A ação do Projeto São José, que conta com um investimento total de R$21.729.156,57, prevê ainda a entrega de 110 tratores até o dia 6 de julho.

“Neste ano, eu mesmo plantei um pouquinho e não deu para colher porque o trator chegou atrasado”, pontua o presidente da Associação Comunitária de Varjota em Busca do Desenvolvimento, Adalberto Gomes, sobre o descompasso entre o início das chuvas, na segunda quinzena de fevereiro, e o veranico registrado em março.  “Aí, quando chegou a chuva, na época do floramento não choveu e eu perdi a plantação (de milho e feijão)”. “Com a chegada do trator muda de tudo: se precisar de uma máquina para debulhar o feijão, debulha; debulha o milho; traz o roçado (colheita) para casa; e ara a terra para todo mundo, é bom demais”, opina o produtor rural de 59 anos.

A partir do momento da entrega dos tratores da marca Massey Fergunsson, a gestão e a manutenção do equipamento passa a ser de responsabilidade das associações comunitárias, não sendo possível a reposição por mau uso ou atribuir responsabilidade por parte do Governo do Ceará sobre o desvio de finalidade.

Videomonitoramento

Crateús foi a 14ª cidade do Interior a receber o sistema de videomonitoramento integrado que, agora, passa a contar com 17 câmeras espalhadas pelas principais vias da sede do município. Produzidos com tecnologia de ponta, os equipamentos serão um grande reforço no combate à criminalidade, de acordo com o governador. “São câmeras de aproximação, que giram 360 graus, com visão noturna. Nós temos que trabalhar com inteligência e tecnologia. Todo carro que passa ela lê a placa e identifica se aquele veículo é roubado ou não, isso tudo em comunicação com as viaturas. Seremos o primeiro estado do país a ter um sistema de videomonitoramento integrado em todas as cidades acima de 50 mil habitantes” informou o chefe do Executivo.

Em setembro de 2016, o município já tinha recebido um Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), com a atuação de 37 policiais. Na mesma ocasião também foi inaugurada a Delegacia Municipal 24 horas.

Trânsito seguro

Com investimentos também em infraestrutura de trânsito, o município recebeu o Programa Sinalize, ação do Governo do Ceará que tem como principal objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito e de vítimas fatais no estado. O investimento em Cratéus será de R$ 990 mil em serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias de trânsito urbanos e rodoviárias, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres. Uma área de 30 mil m² será atingida, beneficiando 72 mil habitantes.

O Sinalize é um programa que vai para os 184 municípios do Ceará em parceria com as prefeituras. As benfeitorias vão trazer mais segurança e comodidade para o tráfego local, de acordo com Camilo Santana. “Os trabalhos já começaram hoje. Nós estamos asfaltando várias ruas de Crateús e instalando sinalização vertical e horizontal pra deixar as vias com mais qualidade. Vão ser cerca de 15 dias de trabalho. Serão aproximadamente cinco quilômetros de asfalto”, disse.

Mais investimento

O governador assinou ainda a ordem de serviço para a construção de uma Praça Mais Infância. O equipamento vai possuir quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para pic-nic e pergolado. O local terá também bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito.