Governo do Ceará libera recursos do Projeto Paulo Freire no Cariri e Inhamuns

28 de junho de 2018 - 09:02 # # # # # # # # # # # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Nesta quinta-feira (28), o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), assinou a liberação do primeiro repasse do Projeto Paulo Freire para os sertões do Cariri e Inhamuns. As solenidades contaram com as presenças do secretário Francisco de Assis Diniz e da coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, e ocorreram no Centro Social Maria Jesus de Oliveira, em Assaré, e no Polo de Atendimento João Lopes Cavalcante, em Quiterianópolis.

Ao todo, 2.886 famílias de 81 comunidades rurais, nos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Parambu, Quiterianópolis, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri e Tarrafas, estão sendo atendidas os recursos adquiridos pelo Governo do Ceará, por meio de empréstimo junto ao Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). Na avaliação do secretário De Assis Diniz, a iniciativa permite “a ressignificação das relações do campo pensada através da cidadania e da dignidade”.

“Entretanto, ainda precisamos estruturar e organizar essas associações comunitárias para que elas possam realizar o salto seguinte. Primeiro é qualificarmos, por meio da assistência técnica prestada por instituições parceiras, os produtos da agricultura familiar, mas também impulsionarmos mais adiante a agricultura familiar a partir do passo seguinte: que é o da comercialização”, frisou. “É preciso que os produtos de todos vocês tenham acesso aos mercados locais e regionais, mas também tenham marca e registro para que se tornem referências para todo Estado”.

plateia batendo palma

Em seu discurso, a coordenadora do Projeto Paulo Freire, Íris Tavares, destacou a importância da iniciativa do Governo do Ceará para o combate à extrema pobreza rural. “Esse é a solenidade oficial de entrega dos recursos para as comunidades (atendidas pelo Paulo Freire). Sabemos que muitos de vocês já estão com o dinheiro em conta, entretanto, aos demais que ainda não receberam os recursos, queremos deixar a seguinte mensagem: fiquem tranquilos que estamos realizando uma força-tarefa para que até a sexta-feira da próxima semana os recursos já estejam todos empenhados”, tranquilizou a coordenadora.

Extrema pobreza rural

O Projeto Paulo Freire é uma realização da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), através do Acordo de Empréstimo nº I-882-BR/E-17-BR do Governo do Estado do Ceará e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA). O Projeto objetiva reduzir a pobreza e elevar o padrão de vida de agricultores familiares de 31 municípios cearenses localizados no semiárido, através do desenvolvimento do capital social e humano e da produção sustentável para aumento da renda a partir de fontes agrícolas e não agrícolas com foco prioritário nos jovens, mulheres e povos tradicionais.

A área do Projeto compreende uma extensão de aproximadamente 23.530 Km², equivalente a 18,5% da área do Estado do Ceará, e abrange 31 municípios de quatro territórios, nomeadamente: Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Campos Sales, Nova Olinda, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas (Cariri); Aiuaba, Arneiroz, Hidrolândia, Ipu, Ipueiras, Parambu, Pires Ferreira, Quiterianópolis, Tauá (Inhamuns-Crateús); Coreaú, Frecheirinha, Graça, Massapê, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Reriutaba, Senador Sá, Sobral e Varjota (Sobral), e Irauçuba (Vales do Curu-Aracatiaçu).