Mais cidades recebem novos tratores em oitava etapa de entrega do programa de mecanização agrícola

29 de junho de 2018 - 09:54 # # # # # # # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

agricultor ao lado do seu trator

Quiterianópolis, Tejuçuoca, Tauá, Paracuru, Itapajé, Irauçuba, Umirim, Itapipoca e Trairi foram contemplados na oitava etapa de entregas dos tratores

O Governo do Ceará entregou 13 tratores do programa de mecanização agrícola através do Projeto São José III nos municípios de Quiterianópolis e Tejuçuoca, beneficiando ainda outras sete cidades. O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, participou da cessão dos veículos na última quinta-feira (28) e sexta-feira (29), respectivamente.

Em Quiterianópolis, o evento foi promovido no Polo de Atendimento João Lopes Cavalcante, em que foram contemplados com os novos tratores  as associações comunitárias dos moradores do Açudinho, dos Produtores Rurais dos Inhamuns e dos Produtores de Forquilha (Tauá) e a associação dos remanescentes de Quilombo de São Jerônimo e Adjacentes (Quiterianópolis).

Para o agricultor José Feitosa Sobrinho, 52 anos, da Associação Comunitária dos Produtores Rurais dos Inhamuns Vila de Vera Cruz de Tauá, acostumado a trabalhar no seu modesto “tratorzinho velho”, é inexplicável a contribuição que os agricultores da região – com grande produção de milho, feijão e fava – obterão com o novo veículo. E as projeções já são animadora: “Lá, como é uma região que a gente trabalha muito com milho e feijão, a gente tira em torno, mesmo com um inverno fraco, a gente tirava em torno de mil sacas (de milho). Como nesse ano o inverno foi um melhor, a gente calcula tirar em torno de três mil sacas. Daqui para frente a expectativa é que a gente dobre”.

Outros nove tratores foram entregues pelo secretário De Assis Diniz durante a abertura da 15ª Tejubode em Tejuçuoca beneficiando as associações comunitária de Assentamento Rodeador e Fazenda Lagoa das Pedras (Irauçuba, 2 tratores), dos Trabalhadores e  Trabalhadoras Rurais do Sítio Três Olhos D’Água (Itapajé, 1 trator), Vida Melhor da Comunidade do Sítio Coqueiro (Itapipoca, 1 trator), São José (Paracuru, 1 trator), Centro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário e Rita Mota Matos (Tejuçuoca, 2 tratores), dos Moradores do Gancho (Trairi, 1 trator) e dos Produtores de Torrões e Limoeiro (Umirim, 1 trator).

Até o dia de hoje, tudo o que o produtor rural Xavier Azevedo, de 51 anos, morador da comunidade Lagoa das Pedras, em Irauçuba, plantava era da maneira tradicional. “Tudo o que eu botei na mesa veio da agricultura”, relata orgulhoso. Entretanto, nos últimos anos, as 53 famílias que integram a associação comunitária dependiam dos favores de amigos que cediam o equipamento agrícola.

“A gente precisava muito de uma máquina para melhorar o cultivo da terra, (para) ter uma produção melhor e tirar o sustento da família. É uma alegria grande e a expectativa é que tudo possa melhorar”, conclui.

Em sua fala durante a entrega o secretário De Assis Diniz destacou que “quando pesamos em manter uma relação com a agricultura e o homem do campo nós imaginamos qualidade e competitividade. Nós não podemos manter uma população no campo se não for ofertada condições para que ela possa viver dignamente e continuar desenvolvendo sua vida com saúde, educação e, principalmente, trabalho. Quando pensamos a agricultura pensamos em um mundo onde tudo onde passa na mesa está sendo produzido na mesa e é fundamental fortalecer essa relação”.

No intuito de atender 180 comunidades rurais em todas as regiões do Estado do Ceará, o programa de mecanização agrícola – lançado no Dia De São José (19 de março) pelo governador Camilo Santana – vai investir R$ 21.729.156,57.

Programa Sinalize

O evento desta sexta-feira contou também com a assinatura da ordem de serviço do Programa de Segurança no Trânsito (Sinalize) para o município de Tejuçuoca através do Consórcio CE PAV (Insttale Engenharia Ltda e Contga Construção e Sinalização Ltda). Da ordem total R$ 350 mil, o investimento foi assinado pelo Superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/CE), Igor Ponte.

Com um prazo de conclusão de 20 dias a partir da data da assinatura da ordem de serviço, o Sinalize atenderá uma área de 10.000m² da cidade beneficiando os mais de 16 mil habitantes através dos serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias de trânsito urbano e rodoviário, além da implantação de sinalização vertical e horizontal para promoção da segurança de veículos e pedestres.

Igor Ponte explica que “à medida em que a gente vê transimo mais intenso no interior do Estado, as prefeitura começam a organizar os seus departamentos de trânsito, porém, antes de tudo, os municípios precisam de infraestrutura urbana e sinalização que possa orientar o fluxo de veículos dentro da cidade. O Sinalize vem para suprir esta demanda. Vale destacar o caráter permanente deste programa desde sua aprovação em 2017 pela Assembleia Legislativa e o Detran desde então segue emprestando apoio aos municípios para garantir uma zona urbana com segurança, bem sinalizada e organizada”.

Acompanharam os eventos o deputado federal José Guimarães, os deputados estaduais Dedé Teixeira e Audic Mota, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Saboya, e os prefeitos de Quiterianópolis (José Barreto Neto) e Paracuru (Eliabe Alburquerque).