São José: Governo do Ceará e Banco Mundial realizam visita técnica em oito municípios

15 de outubro de 2018 - 14:25 # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

Entre os dias 14 e 18 de outubro, técnicos do Banco Mundial e da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) percorrem comunidades rurais que se destacam no cenário estadual em oito municípios do interior cearense. Na segunda-feira (15), comunidades rurais nas cidades de Salitre e Araripe receberam a missão da instituição financeira e da secretaria estadual que preparam a nova etapa do Projeto São José e, na terça-feira (16), as comunidades da Palestina, em Mauriti, e Sítio Balança, em Jati, receberam o grupo técnico.

A missão no Cariri se encerra na quarta-feira (17), com visitas à comunidades em Barbalha e Crato, e, na quinta-feira (18), o grupo estará em Banabuiú, no Sertão Central, para conhecer mais experiências de sucesso executadas com o apoio da SDA.

Na sexta-feira (19), técnicos da secretaria e do banco se reúnem em Fortaleza para prepararem os detalhes do Projeto São José IV.

Encabeçam a missão técnica: o secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz; a economista do Banco Mundial, Barbara Farinelli; o coordenador e a supervisora do Projeto São José, Lafayete Almeida e Karina Holanda; o presidente e o diretor técnico da Ematerce, Antônio Amorim e Itamar Lemos; e a coordenadora de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, Neyara Araújo.

Mauriti

Agricultor de mão cheia, Jorge Jucá decidiu se dedicar a vida à agricultura familiar a cerca de um ano. Na propriedade no distrito da Palestina, em Mauriti, Jorginho cultiva cerca de três hectares de feijão e milho utilizando a técnica de gotejamento como forma de baratear o custo de produção e reduzir o consumo d’água.

 

A principal queixa do ex-Agente Rural da Ematerce é quanto a variação do preço dos produtos no mercado. Somente no caso de feijão, o quilo da vagem chega a variar de R$ 0,80 a R$ 2,40. “O governo deveria garantir uma política de preço-minimo para o pequeno produtor e também penso em investir em fruticultura”, revela.