SDA e Banco Mundial iniciam workshop de preparação do Projeto São José IV

22 de outubro de 2018 - 16:45 # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e a economista do Banco Mundial, Barbara Farinelli, participaram na manhã desta segunda-feira (22) da abertura do workshop para Preparação dos Documentos do Projeto São José IV. Durante o evento, em Fortaleza, as equipes técnicas da secretaria estadual e do banco internacional alinharam estratégias e encorajaram o trabalho em conjunto.

 

A agenda é um desdobramento de uma série de visitas de campo aos territórios do Cariri e Sertão Central na semana passada. Entre os dias 15 e 18 de outubro, as equipes estiveram nos municípios de Araripe e Salitre, no dia 15; Mauriti e Jati, dia 16; Crato, Barbalha e Juazeiro, 17; e Banabuiú e Quixeramobim, 18. Na noite da última sexta-feira, 19 de outubro, os técnicos da SDA e do Banco Mundial foram recebidos pelo governador Camilo Santana.

Em sua fala de abertura, o secretário De Assis destacou o papel do componente “fortalecimento institucional”, incluindo a participação da Ematerce, e a necessidade de repactuação entre os eixos “abastecimento d´água” e “projetos produtivos”. “Já temos um projeto em andamento (o PSJ III), entretanto, ao longo da execução desse projeto e das missões, identificamos alguns pontos que precisam de aprimoramento para que o São José possua mais eficiência e mais impacto”, enfatizou a economista Barbara Farinelli.

Dentre os pontos que o workshop pretende abordar durante toda semana estão: um novo desenho institucional do Projeto São José, a estrutura dos sub-componentes, uma interligação maior entre as linhas de ação do PSJ, os indicadores de avaliação esperados ao fim da execução e o arranjo técnico com outras as ações da SDA e entre parceiros.

 

Participaram do workshop, o especialistas em projetos do Banco Mundial, Guzzman Garcia; o co-gerente de projetos do Banco Mundial, Maurício Guadagni; e a especialista em Saneamento do banco, Juliana Garrido. Além destes, os consultores do Banco Mundial, Wilson Rocha e Ditmar Afonso; e o economista da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Jean Risopolos.

Também estiveram presentes pelo São José, o coordenador do PSJ, Lafaete Almeida; o supervisor de Cadeias Produtivas, Raimundo Félix; o gerente de aquisições, Ilo Cavalcante; o supervisor de sistema de abastecimento d´água, Jânio Menezes; dentre outros técnicos do projeto.

Por fim, a coordenadora da Agricultura Familiar (Codaf/ SDA), Neyara Araújo; e os coordenadores das Cadeias Produtivas da Agropecuária (Coape/ SDA) e de Desenvolvimento Territorial (Codet/ SDA), Márcio Peixoto e Eduardo Barbosa.