Em Salvador, jovem agricultor de Massapê partilha experiência em seminário sobre boas práticas

23 de outubro de 2018 - 14:59 # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | Bernado Lucas e Rones Maciel

Desenvolvedor de atividades de reúso de águas cinza e biodigestor da comunidade Trapiá, no município de Massapê, o jovem agricultor Gino Marques, de 24 anos, partilha da sua experiência ao lado de técnicos do Projeto Paulo Freire no intercâmbio para sistematização de boas práticas promovido em Salvador (BA) pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

Depois de receber diversos intercâmbios em sua cidade para apresentar os sistemas e o trabalho que ele desenvolve com as tecnologias, Gino (agora visitante) fala orgulhoso: “ a vinda a Salvador, representando o Ceará, trará melhorias para minha comunidade, vai ajudar a pensar como trabalhar pela minha família conhecendo outras experiências que levarei de volta pra casa”.

De 22 a 26 de outubro, Gino e a equipe da Secretaria do Desenvolvimento Agrário participam da capacitação em cooperativismo agrícola e sistematização de experiências em na capital baiana. Os eventos são uma realização do Fida no Brasil por meio do programa Semear Internacional.

Realizado pelos organismos internacionais da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização dos Estados Americanos (OEA) especializadas em agricultura, o curso em capacitação em Cooperativismo Agrícola, reúne cerca de 20 técnicos de projetos apoiados pelo fundo internacional. O evento vai até o próximo dia 25 e conta a participação da coordenadora técnica do PPF, Roci Ferreira, juntamente com a supervisora do componente de desenvolvimento produtivo, Regina Régia, o gerente do escritório regional do projeto no Inhamuns, Ítalo Capistrano e o assessor técnico Aluízio Dantas.

 

Concomitantemente, de hoje até a próxima sexta-feira (26), o Semear Internacional realiza o II módulo do “Intercâmbio para sistematização de experiência dos projetos apoiados pelo FIDA no Brasil”, com o objetivo de dar visibilidade e disseminação de boas práticas dos projetos. O foco do encontro versa sobre as histórias de agricultoras e agricultores familiares beneficiados por ações de programas como o Paulo Freire e que tiveram seus cotidianos positivamente impactados no trabalho diário em suas comunidades. Participa também a técnica de campo da Assessoria Técnica do Centro de estudos do trabalho e assessoria ao trabalhador (Cetra), Priscila Holanda.