No aniversário de 135 anos de Ipueiras, a população rural recebe 114 títulos de terra
24 de outubro de 2018 - 16:02 #Idace #Ipueiras #regularizaçãofundiária #TitularidadeDaTerra
Ascom |
Wilson Zanini | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br
O Governo do Ceará esteve presente no município de Ipueiras, no Sertão de Crateús, nesta quarta-feira (24), participando da entrega de títulos de terra para 114 famílias rurais. Na ocasião do aniversário de 135 anos da cidade, o secretário Nelson Martins, chefe da Casa Civil, participou da comitiva estadual para a entrega dos títulos, que contou com a presença do secretário do Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz, e da superintendente adjunta do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (Idace), Graça Pedrosa.
![]()
Nelson Martins defendeu a entrega da titularidade das terras, como forma de resguardar e dignificar os produtores rurais. “Primeiro, é uma satisfação pessoal, você passa a ser o dono da sua terra e ninguém pode tomar mais de você. Além disso, o proprietário pode acessar recursos, com juros muito baixos, através do Pronaf, Programa Nacional de Agricultura Familiar”, destacou o secretário.
De Assis Diniz vê a entrega de títulos como “uma possibilidade de o agricultor familiar planejar suas ações, organizar a sua pequena propriedade, além de ter acesso ao crédito, para colocar uma cerca, arrumar o rebanho ou mesmo fazer um açude. A titularidade é uma condição fundamental para o desenvolvimento da agricultura familiar”, afirmou.
“Muito feliz, nesse momento em que a gente comemora os 135 anos de emancipação política de Ipueiras, que a gente brinda os trabalhadores rurais e cidadãos de bem do município e quando a gente vê o Governo do Estado participando da entrega dos títulos. Pra nós é uma satisfação muito grande”, disse o prefeito Neném do Cazuza.
Programa de Regularização Fundiária
De acordo com o último balanço do Idace, 11.529 títulos de terra já foram entregues em todo Ceará neste ano. O balanço ainda inclui a entrega de 372 títulos no município localizado no território dos Sertões de Crateús desde janeiro de 2015.
![]()
“É uma alegria estar pela quarta vez em Ipueiras, participando da entrega de títulos de terra. É bom de ver o resgate da cidadania desses agricultores, que agora poderão fazer um financiamento junto às instituições financeiras”, comentou Graça Pedrosa.
O Programa de Regularização Fundiária emitiu mais de 70.000 títulos de terra desde 2007. A iniciativa é uma parceria do Governo do Ceará com o Governo Federal, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário da Casa Civil da Presidência da República (Sead). A previsão é cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar 209.300 famílias até 2020.
Conquista da Titularidade

Para Gonçalo Ribeiro De Araújo, do distrito de Iningas, a titularidade da terra “vai ser muito mais seguro. Uma coisa sem documento não é da gente, então a tranquilidade já não nem tanto para mim mas é para família porque estão indo em frente”, destaca o pai de 13 filhos, aos 82 anos, acostumado a plantar na sua lavoura milho, feijão, batata doce e mandioca para fazer farinho de onde tira o sustento de casa.