Após duas semanas, SDA e Banco Mundial traçam novo modelo do São José

30 de outubro de 2018 - 09:08 # # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br

O secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, acompanhou na manhã da última sexta-feira (26) o encerramento da missão de duas semanas do Banco Mundial à formatação da quarta etapa do Projeto São José, uma parceria entre o Governo do Ceará e a instituição financeira.

Entre os principais ajustes no desenho do projeto estão o foco nos impactos climáticos nos sistemas de produção agrícolas e de recursos hídricos; critérios de priorização e elegibilidade para os territórios e beneficiários; redesenho do ciclo de investimentos dos subprojetos; abastecimento de água para sistemas integrados e módulos sanitários; maior interconexão entre os componentes de reúso e abastecimento humano e visão estratégica para fortalecimento institucional.

O acerto prevê empréstimo de U$S 100 milhões, assegurados pela instituição financeira, e uma contrapartida de U$S 50 milhões do executivo estadual. Após a aprovação do empréstimo pelo Governo do Ceará e da Assembleia Legislativa, a SDA ainda aguarda uma reunião de negociação, envolvendo as esferas da administração federal e estadual junto ao Banco Mundial, e a aprovação do empréstimo pelo Senado Federal para dar início à nova etapa do projeto. A orientação do governador Camilo Santana, informa o secretário De Assis Diniz, é acelerar a preparação da documentação.

Para o secretário De Assis Diniz, os treze dias da missão, incluindo visitas a oito municípios do interior, tiveram como foco central estratégias para a melhoria da vida dos agricultores. “Construímos negociações para atendermos aos anseios dos nossos homens e mulheres do campo, na construção de respostas às demandas que temos para que possamos concatená-las e neste junção de interesse e de oportunidade termos uma boa elaboração da quarta etapa do São José com resultados”, resume o secretário.

“Estamos juntos”, reafirma a economista agrícola e responsável pela missão, Bárbara Farinelli. Para ela “é muito importante saber que temos uma equipe capacitada, que está funcionando, que ajuda a processar todas as informações entre as operações do São José principalmente dando segurança à continuidade do trabalho”.

Além da SDA e do Banco Mundial, a missão contou com a colaboração da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece), da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), da Secetaria das Cidades (Scidades), da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Banco do Nordeste (Bnb).