Técnicos da Ematerce recebem treinamento de consultores da Anater

6 de novembro de 2018 - 15:58 # # # #

Ascom | Aecio Santiago - aeciofsantiago@gmail.com| Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

A Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) promove curso de Formação de Agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural  (ATER), do Projeto Dom Hélder Câmara (PDHC). Participam do curso desde a segunda-feira (5) 38 extensionistas bolsistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce). A capacitação segue até a próxima sexta-feira (9), no Centro de Treinamento e Extensão Rural (Cetrex), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O curso tem a duração de 40 horas-aula e está sendo ministrado pelos consultores da Anater Sérgio Biron e Viviane Lage. A coordenação está sob a responsabilidade dos técnicos Maria Aldenir Sousa e Anisia Maria Pereira, do Núcleo de Gestão de Pessoas. A abertura do curso foi realizado pelo Gerente de Apoio Técnico, Cláudio Matoso e pelo Chefe do NUGEP, José Leitão Filho.

O evento tem por objetivo capacitar os extensionistas da Ematerce que atuarão no Projeto Dom Hélder Câmara usando metodologias participativas para melhor qualificar os serviços de ATER no meio rural. 70% do curso será realizado em campo, com o intuito de facilitar o relacionamento entre técnicos e comunidades rurais.

Programação

O Curso de Formação de Agentes de ATER é promovido quando assuntos importantes para a formação de agentes rurais serão repassados e debatidos pelos participantes, como: a Nova ATER; o que é a Anater; diretrizes da Anater; Ater comunitária; desenvolvimento sustentável; DAP; politicas públicas; politicas sociais; perfil das famílias rurais; convivência com o semiárido; cotidiano da ação extensionista; agroecologia; gênero e geração; abordagens às famílias; apresentação do plano de trabalho; metas globais e individuais; mobilização/socialização – seleção de famílias rurais; cadastro comunitário; diagnóstico e indicadores; projeto produtivo; exercício prático; identificação de unidades de referência; inovação; comunicação para o desenvolvimento; comunidades do conhecimento; e outros assuntos relevantes.