SDA promove Festival Juventudes do Semiárido pelo interior

7 de novembro de 2018 - 09:07 # # #

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedônio@sda.ce.gov.br | Rones Maciel

A partir do dia 15 deste mês até fevereiro do próximo ano, o Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), percorrerá o interior do estado com o Festival Juventudes do Semiárido. Agroecologia e democracia estarão no centro dos debates.

Entre os dias 15 e 17 deste mês, a primeira etapa ocorrerá no município de Ipueiras, na Serra da Ibiapaba, com a presença do secretário De Assis Diniz durante abertura. De 29 a 1º de dezembro, o festival segue até Sobral, na região Norte. Ainda em dezembro, de 13 a 15, a última edição de 2018 ocorrerá em Tauá, no Sertão dos Inhamuns. No próximo ano, em fevereiro, será a vez de Assaré receber o encontro na região do Cariri.

Nos dois dias e meio de cada edição a previsão é de que cerca de 250 jovens de 31 municípios atendidos pela SDA, através da Unidade de Gerenciamento do Projeto Paulo Freire (PPF), participem do festival. O objetivo da ação visa dialogar, promover e fortalecer a identidade das juventudes do campo do semiárido cearense nos processos produtivos e de organização comunitária.

Até fevereiro, a expectativa é de proporcionar um espaço de diálogo, conversa e troca entre as juventudes rurais, com oficinas e intercâmbios a partir de experiências de convivência com o semiárido. Além disso, estimular a organização dos jovens, valorizar as manifestações culturais e artísticas. Cada etapa deve elaborar uma proposta de audiência pública com a Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará (Al) para debater e colocar em pauta revindicações dos participantes atendidos pelo PPF.

Protagonismo

O evento é resultado de um processo de articulação e mobilização social das juventudes do PPF. A construção deu-se a partir de encontros e intercâmbios com representantes das regiões do Cariri Oeste, Sertões dos Inhamuns, Serra da Ibiapaba, Sertões de Sobral e Litoral Oeste/Vale do Curu.

Com a proposta do evento a SDA quer fortalecer as juventudes valorizando as diversidades e compartilhando saberes na perspectiva de empoderá-los, tornando-os protagonistas nas discussões políticas que envolvam o semiárido.