Conselho da Ematerce estuda aprimoramento do controle interno

12 de novembro de 2018 - 13:43

Ascom | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br | André Gurjão - andre.gurjao@sda.ce.gov.br

Por sugestão do Secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário, Francisco de Assis Diniz, o Conselho de Gestão da Ematerce aprofundou estudo sobre o Programa de Integridade Corporativa (Compliance). O grupo esteve em conferência na manhã desta segunda-feira (12) com o representante do Sebrae/Ce especialista no assunto, José Câmara Filho, durante a 87ª reunião ordinária.

De acordo com Câmara, o Compliance – modelo já adotado pelo Sebrae – é um composto de disciplinas para identificar e cessar condutas ilegais, não alinhadas com os normativos internos e as melhores práticas em empresas. “Em termos didáticos, ele favorece estar absolutamente em linha com normas, controles internos e externos, além de todas as políticas e diretrizes estabelecidas para o seu negócio. Prevenir com este modelo para não remediar com o caixa”, explica.

Com a adoção do sistema, ainda segundo o especialista, os benefícios visam prover mecanismos seguros para comunicar inconformidades e a criação de um processo eficaz para detecção de desvios ainda em condições iniciais; também o aumento da percepção dos indivíduos sobre a importância do fazer correto e o aumento da reputação da entidade e de seus integrantes.

Além da criação de um código de ética e do canal de denúncia com acesso a todos os integrantes da entidade, terceirizados e clientes, o Compliance sustenta-se em outros 9 pilares: suporte dos conselhos e da Direx (cumprimento efetivo do programa de integridade corporativa); políticas e procedimentos alinhados com objetivos estratégicos; análise de risco; controle interno; planos de ação; investigações internas (sindicância); realização de Due Diligence com parceiros contratados; treinamentos e canais de comunicação e monitoramento, revisão, medição, auditoria e suporte do programa.

“Para nós que compomos o conselho é de extrema importância estudarmos este sistema que estabelece estreito relacionamento com gestão de riscos, controles internos, ouvidoria e jurídico, gestão de pessoas e auditoria interna”, destaca o secretário De Assis Diniz.

Para o presidente da Ematerce, Antônio Rodrigues Amorim, o programa estabelece dinâmica maior no controle interno e confere segurança aos gestores. “É algo sem volta. Hoje existe uma comissão criada na Ematerce que muito em breve trabalhará a construção da matriz de risco da empresa com vistas àquilo que iremos fazer”, informa.

Conselho Ematerce

Participaram da reunião os representantes do Governo do Estado, Paulo Henrique Santos e Francisco Carlos Moraes; o delegado federal da Sead no Ceará, José Rosilônio Magalhaes; o representantes da Associação dos Servidores da Ematerce, Sabino Alano Bizarria; o presidente da Fetraece, Raimundo Martins Pereira; o presidente da FAEC, Flávio Saboya e a professora Sônia Pinheiro de Oliveira, da UFC.

O próximo encontro do conselho gestor está marcado para o dia 21 de novembro.