Projeto São José III conclui os primeiros 47 projetos produtivos e atende a 1.268 famílias

13 de novembro de 2018 - 09:27 # # # # #

Ascom | André Gurjão- andre.gurjao@sda.ce.gov.br | Erivelton Celedônio - erivelton.celedonio@sda.ce.gov.br

O Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), já concluiu os primeiros 47 projetos produtivos do Projeto São José III. As obras, segundo a Secretaria, já se encontram em pleno funcionamento e atendem a 1.268 famílias em 32 municípios cearenses. Ao todo, os projetos produtivos representam o investimento de R$ 14.120.578,82 em iniciativas que promovem a autonomia de associações e cooperativas, aprimoram a qualidade da produção e garantem acesso ao mercado consumidor.

Concluíram a implantação dos projetos produtivos, até 31 de outubro deste ano, os seguintes municípios: Acaraú, Amontada, Aracati, Ararendá, Beberibe, Canindé, Cascavel, Caucaia, Cruz, Deputado Irapuan Pinheiro, Graça, Icapuí, Icó, Ipueiras, Itapipoca, Itarema, Jaguaribe, Lavra da Mangabeira, Maranguape, Mombaça, Parambu, Paramoti, Pedra Branca, Pindoretama, Poranga, Quiterianópolis, Quixeramobim, Russas, Senador Pompeu, Trairi e Tururu.

“De uma forma geral, as comunidades atendidas já desenvolvem uma atividade produtiva há algum tempo e recebem do PSJ III o aperfeiçoamento de suas ações. Não é só sobre a aquisição de máquinas e equipamentos, ou aumento da produção, é também sobre valorizar o produto final, acessar novos mercados e ampliar o retorno financeiro”, explica o coordenador do PSJ III, Lafayete Almeida.

As ações do PSJ III envolvem atividades na áreas de bovinocultura, cajucultura, fruticultura, galinha caipira, mandiocultura, ovinocaprinocultura, piscicultura e produção de alimentos (bolos, geleias e compotas).

Ainda sem data prevista para a realização das solenidades de entrega dos 47 projetos, o PSJ III prevê entregar mais 220 projetos produtivos até março de 2019. Além da aquisição de equipamentos e maquinário, os projetos promovem capacitações voltadas à setores como modelo de gestão e controle, comercialização, marketing e identidade visual.